Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2019 - 07:09

Fundação Gol de Letra é um dos representantes da América Latina em evento na França


Sobre igualdade de gênero no futebol. Delegação com seis jovens vai participar de workshops, oficinas e torneios de futebol 3 tempos.

Trocas culturais, crescimento individual e avanço do empoderamento feminino e da igualdade de gênero no futebol. Esses são os principais objetivos do Street Football World Festival 19, que acontecerá entre os dias 29 de junho e 8 de julho, na cidade de Lyon, na França, onde serão realizadas as duas semifinais e a final da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2019. Pela segunda vez, a Fundação Gol de Letra, organização social criada pelos tetracampeões mundiais de futebol, Raí e Leonardo, será um dos representantes da América Latina no evento, com uma delegação de seis jovens entre 15 e 18 anos de idade, atendidos pelos projetos da instituição.

“O debate sobre igualdade de gênero no esporte é fundamental para que, cada vez mais, as meninas sejam incluídas nas práticas esportivas. A participação da Fundação Gol de Letra nesse evento só reforça a nossa visão sobre a participação feminina no esporte, que é voltada para a garantia de direitos, espaços e destaque para que meninas pratiquem qualquer tipo de esporte”, afirma Raí Oliveira, instituidor e presidente do conselho da Fundação Gol de Letra.

O Festival 19 contará com a participação de mais de 40 delegações de aproximadamente 30 países, totalizando mais de 400 pessoas envolvidas. Durante o evento, será realizada uma série de atividades de integração, incluindo workshops de igualdade de gênero, oficinas de liderança feminina, torneios de futebol 3 tempos, além de passeios culturais e atividades turísticas. A edição deste ano será realizada mais uma vez em parceria com a organização social local Sport Dans la Ville, que desenvolve o projeto Intercâmbio França-Brasil em parceira com a Fundação Gol de Letra desde 2004.

Para Vitor Hugo, um dos jovens da delegação da Fundação Gol de Letra, o futebol 3 tempos é uma ótima ferramenta para falar sobre igualdade de gênero. "Na infância, os meninos geralmente têm mais oportunidades do que as meninas para desenvolver seu corpo e habilidades. Com o futebol 3 tempos, você pode questionar isso e tentar transformar essa realidade, criando regras que minimizem as diferenças de gênero", afirma. Já para Pamella Holanda, que também estará na delegação, a representatividade feminina é muito importante no esporte. “Adoro como as mulheres estão lutando por seu espaço no futebol e crescendo em visibilidade”, diz ela.

Desde 2016, a Fundação Gol de Letra desenvolve o projeto Gol pela Igualdade, que amplia a participação de meninas nas atividades esportivas e dialoga sobre equidade de gênero e sexualidade com crianças, adolescentes e jovens nos programas da instituição e em escolas públicas da Vila Albertina, em São Paulo. Outro projeto da Fundação com o viés de igualdade de gênero é o Esporte e Gênero, responsável pela formação de agentes sociais, monitores, educadores e professores para multiplicar informações, conhecimentos e práticas. Ambas iniciativas estão em conformidade com um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas), estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: