Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2019 - 08:21

Fincantieri e Naval Group assinam acordo de joint venture

O projeto ‘Poseidon’ toma forma. Após o anúncio feito em 23 de outubro de 2018, a Fincantieri e Naval Group assinaram em 14 de junho em Roma o Acordo de Cooperação da Aliança, que define as condições operacionais para a incorporação de uma joint venture de 50/50.

O acordo, que segue a aprovação dos Conselhos de Administração das duas empresas, incorpora o conteúdo do projeto “Poseidon” e abre caminho a uma aliança mais ampla destinada a reforçar a cooperação naval militar e a criar uma indústria de construção naval europeia mais eficiente e competitiva.

O acordo foi assinado pelos CEOs das duas empresas, Giuseppe Bono e Hervé Guillou, a bordo da fragata “Federico Martinengo”, atracada na Base Naval da Marinha Italiana em La Spezia. O navio faz parte do programa FREMM franco-italiano, que sublinha a solidez da colaboração de vinte anos entre os dois países, suas indústrias e as marinhas nacionais.

A incorporação da JV, prevista para os próximos meses e, em qualquer caso, antes do final do ano, estará sujeita às condições habituais para este tipo de transações e para obter as autorizações necessárias das autoridades competentes.

Através da joint venture, a Fincantieri e o Naval Group irão: . Compartilhar as melhores práticas entre as duas empresas| . Conduzir conjuntamente as atividades selecionadas de Pesquisa e Desenvolvimento | . Otimizar os processos de compras; preparar conjuntamente ofertas para programas binacionais e mercados de exportação.

Com base no contrato, a empresa ficará sediada em Gênova, com uma subsidiária em Ollioules, na França. A governança da JV, conforme regulamentada em um acordo de acionistas, prevê um Conselho de Administração de 6 membros, 3 nomeados por cada empresa. Para o primeiro mandato de três anos, a Fincantieri nomeará o Presidente e o Diretor Operacional, enquanto o Naval Group nomeará o diretor-presidente e o diretor financeiro.

Sublinhando o valor estratégico atribuído pela Fincantieri e pelo Naval Group a esta operação, os membros do Conselho incluirão Giuseppe Bono, nomeado presidente da JV, e Hervé Guillou.

A Aliança representa uma grande oportunidade para ambos os grupos e seus ecossistemas melhorarem sua capacidade de servir melhor as Marinhas francesa e italiana, capturar novos contratos de exportação, desenvolver novas tecnologias e, por fim, melhorar a competitividade dos setores navais de ambos os países.

À margem da assinatura, Giuseppe Bono e Hervé Guillou afirmaram: “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados e, acima de tudo, gostaríamos de agradecer aos nossos governos que nos últimos meses trabalharam lado a lado conosco, e continuar a fazê-lo, com o objetivo de finalizar um acordo que assegure a proteção dos ativos soberanos, promovendo a cooperação entre as duas equipes. Este compromisso nos permitirá servir melhor as nossas Marinhas, fornecer o apoio adequado para operações de exportação comuns e estabelecer efetivamente as bases para a consolidação da indústria de defesa europeia”.

Perfil — A Fincantieri é um dos maiores grupos de construção naval do mundo e número um pela diversificação e inovação. É líder em projeto e construção de navios de cruzeiro e referência em todos os setores da indústria naval de alta tecnologia, de embarcações navais a offshore, de embarcações especiais de alta complexidade e balsas a megaiates, reparos e conversões de navios, produção de sistemas e componentes e serviços pós-venda.

Com sede em Trieste (Itália), o grupo construiu mais de 7.000 embarcações em mais de 230 anos de história marítima. Com mais de 19.000 funcionários, dos quais mais de 8.600 na Itália, 20 estaleiros em 4 continentes, a Fincantieri é hoje a principal construtora naval do Ocidente. Tem entre seus clientes as principais operadoras de cruzeiros, as marinhas italiana e americana, além de várias marinhas estrangeiras, e é parceira de algumas das principais empresas de defesa europeias dentro de programas supranacionais. | www.fincantieri.com

Perfil — O Naval Group é o líder europeu em defesa naval. Como uma empresa internacional de alta tecnologia, o Naval Group usa seu extraordinário know-how, recursos industriais exclusivos e capacidade de organizar parcerias estratégicas inovadoras para atender às exigências de seus clientes. O grupo projeta, constrói e suporta submarinos e navios de superfície. Também fornece serviços para estaleiros e bases navais. Além disso, o grupo oferece uma ampla gama de soluções de energia renovável marinha. Atento à responsabilidade social corporativa, o Naval Group é membro do Pacto Global das Nações Unidas. O grupo reporta receitas de € 3,6 bilhões e tem uma força de trabalho de 14.860 (dados para 2018). | www.naval-group.com | Poder Naval.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: