Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/06/2019 - 09:49

Alinhamento organizacional é fundamental em qualquer empresa

Durante duas décadas ajudando as empresas no Brasil e no exterior a melhorarem seus resultados, fortalecendo em cada uma o sistema de gestão, um fato comum é observado: a quantidade de projetos iniciados é muito maior do que as atividades finalizadas. Costumo dizer que as empresas têm muita iniciativa, mas pouca "acabativa".

Como existe um excesso de "produtização", saber fazer melhor e motivar equipes deixou de ser a base do conhecimento para algumas empresas que passaram a se dar ao luxo de encarar sua gestão com simplismo. Precisa vender mais? É só ter um CRM. Precisa produzir mais? É só implantar Lean. Precisa bater meta? É só ter gestão a vista.

Supply Chain Management (SCM), Customer Relationship Management (CRM), Gestão à Vista, Indústria 4.0, Empoderamento, etc, são conceitos importantíssimos que envolvem a mudança de muitas das práticas internas, mas que são implantados de maneira aleatória. A provocação, por exemplo, é: se sua empresa vai implantar um novo ERP, qual resultado ele vai resolver? Se a resposta não estiver relacionada a uma meta, ou seja, objetivo + valor + prazo, como aumentar as vendas em X% até dezembro de 2019, ou reduzir o tempo de entrega em Y% até o final do segundo semestre, digo que seus problemas e custos serão maiores após a implantação.

Muitos desses exemplos acontecem porque por mais arrojadas que sejam, as ações não são norteadas por um objetivo comum, ou até mesmo não são compartilhadas com todos. As equipes perdem a cadência da rotina.

Quantas vezes não encontramos situações em que as metas estabelecidas para as áreas geram uma lista enorme de tarefas, mas que, por não terem relação com o objetivo principal da empresa, todo o esforço e investimento se perdem. Isso sem contar os casos onde não existem nem metas.

Como se todo esse desperdício não bastasse junto com a desmotivação causada na equipe, ao longo do tempo vai sendo criada a cultura da procrastinação. O senso de urgência se perde e tudo fica para depois, até que a chefia passe a interferir constantemente e sem planejamento, na operação.

Divulgar objetivos e garantir a compreensão de toda a equipe é o primeiro passo para que todo o esforço e recurso empregados alcancem o resultado esperado. É o caminho mais fácil e seguro para motivar a equipe, porque desafia cada uma a crescer enquanto ser humano e os tira da zona do tédio.

Isso é, começar e terminar... É fazer com que a rotina da área aconteça de forma mais estável e calma. É sinônimo de redução de gastos e aumento de vendas.

. Por: Luiz Muniz, diretor da Telos Resultados, consultor em gestão, mestre em Estratégia de Operações e especialista em empresas familiares. | Telos Resultados — Fundada em 2013, a empresa tem como objetivo preparar processos e gestão de seus clientes com foco nos resultados para aumentar a rentabilidade. Ela já capacitou e certificou mais de 3 mil executivos sobre como alcançar resultados mais rápidos, além da consultoria para mais de 200 empresas nas áreas de varejo, franquias, energia, distribuição, indústria farmacêutica, transporte, engenharia, órgão público, aviação, entre outras. | www.telosresultados.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira