Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2019 - 10:42

Ministério francês das Forças Armadas adianta desenvolvimento do Helicóptero Leve Conjunto


Marignane — A ministra francesa das Forças Armadas, Florence Parly, anunciou que o lançamento do programa ‘Helicóptero Leve Conjunto’ (Hélicoptère Interarmées Léger; HIL) foi adiantado para 2021. O programa HIL, para o qual o helicóptero H160 da Airbus foi selecionado em 2017, estava com lançamento programado para 2022, de acordo com a atual lei de orçamento militar. Ao antecipar o lançamento do programa, será possível que a entrega dos primeiros H160M às Forças Armadas francesas seja adiantada para 2026.

Durante visita à sede da Airbus Helicopters, a ministra revelou também um modelo em tamanho real do H160M, que será apresentado no estande do Ministério das Forças Armadas no próximo Paris Air Show. O helicóptero também recebeu seu nome oficial e será chamado de “Guépard” (guepardo) pelas Forças Armadas francesas.

O H160 foi desenvolvido para ser um helicóptero modular, permitindo a configuração de uma versão militar com plataforma única para execução de missões que vão desde infiltração de unidades militares a interceptação aérea, apoio de fogo e missões antinavios, de modo a atender às necessidades do exército, marinha e aeronáutica por meio do programa HIL.

“Estamos orgulhosos por o HIL ser considerado um programa estratégico. Gostaria de agradecer ao Ministério, à Direção-Geral de Armamento (DGA) e às Forças Armadas por sua confiança e pela colaboração intensa que ajudou a criar as condições para que o programa pudesse ser adiantado dentro das especificações da lei de orçamento militar atual. Isso possibilitará a agilização da reposição de aeronaves de gerações mais antigas, ao mesmo tempo em que otimizará o apoio e disponibilidade da frota de helicópteros do governo francês”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Nossas equipes estão comprometidas com a entrega de uma aeronave em 2026 que atenda a todas as necessidades das Forças Armadas francesas em termos de disponibilidade, desempenho e capacidade, permitindo assim que possa rapidamente se tornar o novo padrão no mercado internacional de helicópteros militares de médio porte”.

Construído com base em uma plataforma que entrará em serviço no ano que vem, o programa HIL se beneficiará de muitas das vantagens já presentes no H160 de aviação civil, especialmente no que diz respeito ao suporte, com uma manutenção simplificada e custos operacionais mais baixos do que os de helicópteros de gerações passadas da mesma categoria.

Helibras — É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 – Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões.

Perfil — A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, a empresa fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira