Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2019 - 09:42

EMAp/FGV projeta resultados para Copa América e Copa do Mundo de futebol feminino

Brasil é favorito para vencer o campeonato da América do Sul.

A seleção brasileira masculina de futebol tem 52% de probabilidade de ganhar a Copa América, seguida de longe pelo Uruguai, com 12%. Já a seleção feminina está em oitavo no ranking das favoritas para vencer a Copa do Mundo, com 3%. Na liderança aparecem os Estados Unidos, com 28%. Essas e várias outras informações estão no site que a Escola de Matemática Aplicada da FGV (EMAp/FGV) lança nesta quinta-feira.

A metodologia criada pela EMAp/FGV não leva em consideração somente o número de vitórias, empates e derrotas, ou o aproveitamento do time. "Vitória ou derrota, apenas, não são fatores definitivos, porque tudo depende de quem era o adversário. Ganhar de um time mais fraco pode ter um peso igual a empatar com uma potência do esporte, por exemplo", salienta o professor da EMAp e coordenador do estudo, Moacyr Silva.

A equipe da EMAp desenvolveu um método que contabiliza todos os resultados dos mais de 200 times masculinos e mais de 150 times femininos inscritos na Fifa, ao longo dos últimos quatro anos, com maior peso para os mais recentes. A partir dessa base estatística, foram atribuídas notas para o ataque e a defesa de cada time, como em um vídeo game, estimando quantos gols tendem a marcar e tomar, de acordo com o adversário. Para chegar às estimativas sobre a Copa do Mundo de futebol feminino e a Copa América, cada confronto foi então simulado cem mil vezes. Os resultados dessas simulações dão origem às probabilidades apresentadas nos sites:

Os resultados dessas simulações dão origem às probabilidades apresentadas nos sites: Copa do Mundo Feminina: www.fgv.br/emap/copa-do-mundo-feminina-2019 | Copa América: www.fgv.br/emap/copa-america-2019

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira