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11/06/2019 - 09:10

Como vender mais no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma das principais datas comerciais para o varejo e o e-commerce. Segundo pesquisa da consultoria Compre & Confie, as vendas deste ano para essa data devem movimentar R$ 2,3 bilhões só no comércio eletrônico. Pensando em um público cada vez mais diversificado, a comunicação entre empresas e consumidores se torna primordial. Para que isso aconteça de forma efetiva, é necessário oferecer diversas opções de canais de contato para seu cliente, dando-lhe o poder de decidir como deseja se comunicar com a marca com esse leque de opções.

Por utilizar diversos canais e entregar uma experiência digital, a comunicação omnichannel pode ajudar a incrementar as vendas no Dia dos Namorados. Por exemplo, é possível interagir com potenciais compradores que estão próximos a lojas físicas da marca usando uma notificação via push geolocalizado. Para tanto, a mensagem deve oferecer um atrativo para seduzir o cliente, como uma promoção ou um simples alerta de disponibilidade de um produto desejado. Outro benefício é a redução de custos com a operação, principalmente pensando em vendas on-line.

O WhatsApp Business API, uma novidade em relação ao ano passado, também fornece a possibilidade de rastrear pedidos, assim como o SMS, o e-mail, e as notificações via aplicativos próprios. Como não é permitido enviar promoções via API do WhatsApp Business, a melhor maneira de usar esse canal é como customer service. Informações sobre produtos, dicas sobre como usar os produtos, acompanhamento de pedido e dúvidas em geral. A vantagem competitiva, nesse caso, é a disponibilidade de um novo canal e a entrega de uma experiência única ao cliente.

Por meio de uma plataforma totalmente integrada entres os canais, as empresas têm a possibilidade de criar jornadas de compras e de atendimentos pré e pós-vendas muito mais fluidas e digitais. Atualmente, os clientes exigem uma experiência única, e é aí que a presença multicanal faz a diferença. Não importa onde, quando e como o cliente comprará. A experiência será sempre a mesma: eficiente e personalizada. Por isso é que, tratando-se de omni, não pensamos em um canal mais efetivo que o outro. Depende muito de como, quando e onde o cliente estará e o que ele está buscando.

Mas a escolha do canal correto não necessariamente significa que o consumidor será impactado. Para isso, o cliente precisa receber uma mensagem que o leve a uma ação desejada. Antes de estabelecer uma estratégia de engajamento, as empresas precisam se perguntar: que conteúdo será enviado? Por qual canal? Quando? Que base de dados será utilizada? Por exemplo: uma marca quer aumentar o número de vendas nas lojas físicas. Com qual estratégia podemos trabalhar? Enviar mensagens com conteúdo relevante e promoções que estimulem os clientes a comprar e ir à loja. Como? Pode ser SMS ou push geolocalizado. Quando? 15 dias antes da data, durante a semana que antecede a data e pós-data com promoções especiais. Para quem? Focar em clientes que frequentam a região onde a loja está localizada.

Outra dica importante é não abandonar o consumidor após a compra. A comunicação omnichannel também pode ser utilizada para enviar pesquisas de satisfação aos clientes, por e-mail ou SMS. Com isso, a marca tem acesso a insights valiosos que permitirão que ela sempre adapte e melhore sua jornada de compra e seu atendimento de acordo com o perfil desses clientes. Esse feedback é essencial para uma comunicação cada vez mais integrada ao consumidor moderno.

. Por: Caio Borges, sales manager da Infobip | A lnfobip opera uma das maiores plataformas próprias de mensageria e comunicação do mundo, projetada para conectar operadoras de redes móveis e empresas. Nossos escritórios em seis continentes e nossas parcerias estratégicas com os maiores grupos de telecomunicações garantem integração e entregas perfeitas. Sempre buscando inovar, promovemos uma filosofia que coloca o negócio do cliente em primeiro lugar. Por estarmos presentes mundialmente, somos um provedor de confiança para milhares de clientes ao redor do globo. Trabalhamos localmente em 190 países, com mais de 300 operadoras parceiras, para obter ainda mais conhecimento sobre os mercados de mensageria.

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