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08/06/2019 - 08:51

O reconhecimento da execução perfeita na maior feira supermercadista do mundo

Execução perfeita é um conceito do trade marketing que pode ir além do PDV. Para ficar claro, quando falamos em execução perfeita, estamos falando da apresentação dos produtos de uma empresa ao público, de forma a atingir um objetivo previamente definido, como: vendas de mercadorias em PDVs ou apresentação de serviços e produtos em feiras e eventos. A execução é perfeita, portanto, quando ajuda a converter uma ação em outra.

Este conceito do varejo também pode ser aplicado ao marketing em eventos, como foi o caso da ação da Involves premiada na APAS Show, maior evento supermercadista do mundo. Durante o evento, a Involves apostou em uma execução no estande para apresentar a nova tecnologia de reconhecimento por imagem adquirida pela empresa, e que está em processo de integração ao Agile Promoter, nosso software de gestão de trade marketing. A ação foi premiada pela organização da APAS Show como melhor ação promocional de estande, entre as pequenas empresas. É a segunda vez consecutiva que a Involves conquista este prêmio.

A tecnologia de Shelfscan adquirida pela Involves e apresentada na feira permite o reconhecimento por imagem dos produtos dispostos em gôndolas de ponto de venda, por meio de um software integrado ao Agile Promoter. Para isso, imagens dos produtos de cada indústria e de seus concorrentes são cadastradas no software e, 20 segundos após apontar a câmera para uma gôndola, o promotor de vendas recebe, por meio do software, um report com 96% de precisão de indicadores relacionados à exposição no ponto de venda, como share por produto, por categoria e por marca. Além disso, a tecnologia permite a metrificação do espaço ocupado na gôndola por cada produto capturado na imagem, e analisa se essa exposição está adequada às definições contratadas.

Alinhamento de discurso e prática: melhor ação promocional na APAS Show — Mais do que falar sobre como o reconhecimento por imagem pode contribuir para o trabalho do promotor de vendas e melhorar os processos de trade das indústrias, garantindo maior produtividade e precisão, decidimos mostrar isso na prática, na maior feira supermercadista do mundo, que contou com mais de 100 mil participantes nos quatro dias de evento.

Em nosso estande, disponibilizamos uma gôndola com alguns produtos e uma tela onde era visível a imagem do software de reconhecimento por imagem funcionando ao vivo. Os visitantes podiam interagir com esta gôndola, retirando ou alterando posições dos produtos, e verificando mudança automática no report emitido pelo software. Em outro momento da ação, convidamos alguns participantes a realizar um teste de ganho de produtividade com o uso da tecnologia. Para isso, essas pessoas realizaram manualmente a análise da execução na gôndola em um tempo cronometrado, e depois tiveram acesso ao software de reconhecimento por imagem, de modo a comparar as duas formas. Neste vídeo, a ação é mostrada com mais detalhes.

Alguns dados interessantes que pudemos extrair desta ação na APAS foram que a média de tempo em que os participantes da ação realizaram a análise da gôndola manualmente foi de 55 segundos. Com a tecnologia de Shelfscan, registramos 53 segundos em ganho de produtividade, o que representa um trabalho 20 vezes mais produtivo para os promotores de venda.

É importante frisar que a ação do estande que trouxe esses números foi realizada em uma gôndola organizada, com 34 frentes de 7 SKUs (Stock Keeping Units) diferentes. No PDV real, os produtos podem não estar tão bem distribuídos na gôndola, o que aumenta o tempo gasto para análise manual pelo promotor de vendas, mas que com a solução de reconhecimento por imagem, o tempo de 20 segundos se mantém. Ou seja, há grande probabilidade de que o ganho de produtividade seja ainda maior em situações reais.

Pensar em uma execução perfeita, portanto, deve ser o objetivo da marca toda vez que ela se expõe e concorre com outras pela atenção. Planejar toda a experiência, seja do consumidor ou do visitante, ajuda a encantar e a fixar a marca na mente dos consumidores. Nesta edição da feira, a premiação da Involves demonstrou na prática o que queremos entregar diariamente aos nossos clientes: execução perfeita. Nosso objetivo era apresentar ao público da feira (PDV desta ação) a tecnologia adquirida pela empresa. A execução, neste caso, foi uma forma de comunicação eficaz com os participantes da feira, trazendo o conceito de trade marketing para espaços pouco usuais. Aplicamos a execução perfeita por meio de nossa ação promocional, e conquistamos o primeiro lugar, mostrando o alinhamento do que nós vendemos com a prática.

. Por: Pedro Galoppini, CPO da Involves

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