Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/05/2019 - 08:23

Você sabe o que é Autorresponsabilidade?

Fortaleza, Maio de 2019 - A Autorresponsabilidade é a certeza absoluta de que você é responsável pela vida que tem levado e, conseqüentemente, só você pode mudá-la. Passamos a vida acusando pessoas e situações ao nosso redor por nossos fracassos, quando, na verdade, tudo o que passamos é de nossa inteira responsabilidade.

Portanto, deve-se parar de apontar o dedo para os “outros” e começar a perceber que a autorresponsabilidade nada mais é do que o auge de consciência e autoconhecimento.

Através dela nos tornamos conscientes de cada ação, cada pensamento, cada reação que temos, pela forma de nos comunicarmos, por nosso estado de espírito, nossa saúde, crescimento pessoal e profissional, ou seja, por cada detalhe da nossa vida. Enfim, deixamos de ser pessoas reativas para sermos seres humanos conscientes.

Pessoas reativas são aquelas que pensam e atuam dentro de padrões de causa e efeito. Não utilizam de sua inteligência emocional para resolver as situações e avaliar o melhor caminho a ser tomado. Elas simplesmente reagem de acordo com o que receberam.

Porém, não adianta ficar se isentando das consequências das escolhas, achando que, como diz aquele ditado popular “a culpa é minha e eu coloco em quem eu quiser”. Não fazer a escolha certa hoje, por mais difícil que ela possa parecer, se acomodar nas suas desculpas e não enfrentá-las segurando suas próprias rédeas, ao final de tudo, vai sim te deixar uma herança, a colheita da plantação.

Sabe aquelas pessoas que com o passar do tempo se sentem altamente frustradas pelos planos que fizeram e não realizaram? Pelas decisões que não tomaram? Pelas coisas que abriram mão por medo de lutar? Essa é pessoa do ditado mencionado acima.

Chega de medo! Chega de culpa e de desculpas! Chega de auto piedade e vitimismo! Sempre se pergunte o que você pode fazer para mudar uma determinada situação. E não fique procurando justificativas ou culpados para a situação. Se coloque na frente do jogo, seja o dono da bola!

Desde que comecei a aplicar a autorresponsabilidade na minha vida, me tornei uma pessoa muito mais forte, não levo as questões profissionais para o lado pessoal e vice-versa, nem trabalho para casa (no sentido negativo da pressão), aproveito melhor o agora e sinto que tenho o controle da minha vida, sou uma pessoa consciente.

. Por: Isabella Nóbrega, Especialista em Gestão Empresarial, com mais de 16 anos de experiência na área de Gestão de Pessoas, Isabella Nóbrega é Coach com certificação internacional, analista comportamental, palestrante, consultora SEBRAE e empresária na Trampolim Consultoria. O trabalho desenvolvido pela coach potencializa o desempenho de equipes, dos colaboradores aos diretores, sempre focando nos chamados 3Ps: pessoas, processos e produto/serviço. Sua missão é capacitar pessoas de forma leve, motivacional e direta, além de mostrar que, com inteligência emocional, se chega longe.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira