Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2019 - 10:17

Por que a IPO da UBER não teve os reflexos esperados?

Embora a Oferta Pública Inicial (no mercado de capitais denominado IPO – Initial Public Offering) da Uber Technologies (aplicativo de mobilidade urbana) tivesse a expectativa de ser um dos maiores efetuados por empresas de tecnologia, isso não se confirmou em 10/05/19. Tal decepção tem algumas origens relacionadas ao próprio negócio, mas, também, com o ceticismo que passou a cercar a economia mundial face ao acirramento do conflito comercial entre os Estados Unidos da América (EUA) e a China.

A principal razão do fraco interesse pelas ações da Uber se relaciona à tendência vendedora, na manhã em que ocorreu o IPO, de papéis da Lyft Business – principal concorrente da Uber. Esse comportamento está vinculado dire tamente com os resultados enfraquecidos que a Lyft divulgou recentemente e, por estar no mesmo setor de atividade, os reflexos repercutiram no interesse pelas ações da Uber.

Outro componente significativo é o custo operacional do negócio, cada vez mais elevado e que já sofreu – na semana passada – movimento grevista para aumento de remuneração de seus operadores, que pode ter sido interpretado, pelos investidores, como uma desaceleração do seu crescimento.

Por fim, mas não menos importante, com as declarações governamentais, sofre elevação de tarifas protecionistas nos EUA e na China, confirmou-se a expectativa pessimista que os investidores já haviam demonstrado no IPO de 6ª feira: ontem, no primeiro pregão pós IPO, os papéis da Uber ficaram 7,6% abaixo do preço fix ado para a oferta inicial.

. Por: Francisco Américo Cassano, doutor em Ciências Sociais com concentração em Relações Internacionais, professor ajunto e pesquisador do tema Relações Econômicas Internacionais na Universidade Presbiteriana Mackenzie. | A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira