Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2019 - 07:46

Pöyry apresenta estudo e relatório de impacto ambiental

Para implantação de fábrica de celulose no MT. Projeto da Euca Energy prevê produção de dois milhões de toneladas anuais de celulose branqueada de eucalipto.

A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, apresentou o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para instalação de uma fábrica de celulose no município de Alto Araguaia, no Mato Grosso, durante audiência pública, realizada no final de março, e que reuniu cerca de duas mil pessoas. O projeto desenvolvido pela Euca Energy prevê uma planta com capacidade de produzir dois milhões de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (BHKP) por ano, sendo um dos maiores empreendimentos privados em curso para licenciamento no Brasil, com investimento estimado de R$ 9,5 bilhões.

Na ocasião, Kleib Fadel, especialista em engenharia ambiental da Pöyry, apresentou os graus de impactos ambientais do projeto para a região, medidas mitigadoras destinadas a diminuir ou prevenir impactos negativos, medidas compensatórias e os programas ambientais previstos, com o objetivo de obter a Licença Prévia a ser emitida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Mato Grosso.

“O EIA-RIMA conduzido pela Pöyry concluiu pela viabilidade técnica e socioambiental da implantação da fábrica em razão da sustentabilidade do projeto”, explica Fadel. Segundo o especialista, serão utilizadas, na nova planta, as mais avançadas tecnologias disponíveis e as melhores práticas de gerenciamento ambiental.

Entre os principais benefícios do empreendimento para a região, estão o aumento na arrecadação de impostos, o crescimento da renda per capita, a melhoria na qualidade de vida da população e as novas oportunidades de emprego - no pico da obra, o projeto deve gerar mais de oito mil postos de trabalho; na fase de operação, o empreendimento contará com aproximadamente 4.400 vagas, sendo 1.200 postos na indústria e 3.200 na área florestal. “O projeto contribuirá para que Alto Araguaia se torne um município exportador, promovendo o desenvolvimento econômico e da infraestrutura da cidade e de seu entorno, bem como do estado e do País”, acrescenta.

A Pöyry é líder mundial em engenharia e consultoria para o setor de celulose e papel. Na área de consultoria para obtenção de licenças ambientais, a Pöyry atua na elaboração de estudos preliminares de localização do empreendimento, viabilidade socioambiental e acompanhamento dos processos de licenciamento, o que inclui também a execução de programas ambientais na fase de operação dos empreendimentos. Além disso, atua de forma integrada, unindo os projetos de engenharia conceitual e básica para os licenciamentos ambientais, o que permite a completa caracterização dos empreendimentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: