Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2019 - 07:55

Alerj aprova São Jorge como padroeiro do Estado do Rio de Janeiro


No Candomblé e na Umbanda, São Jorge é associado a Ode, Ogum e Oxossi, sendo solicitado como defensor das almas. Além disso, ele é considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

O Plenário da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou, no dia 18 de abril (quinta-feira), o projeto de lei de autoria dos deputados Gustavo Schmidt (PSL) e André Ceciliano (PT), que proclama São Sorge e São Sebastião padroeiros do Estado do Rio de Janeiro. O texto segue para a sanção do governador Wilson Witzel, que, segundo Schmidt, já teria se comprometido em sancionar na íntegra.

Originalmente, a homenagem referia-se apenas a São Jorge, mas uma emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) incluiu São Sebastião como padroeiro. O texto prevê ainda que o governo preste, anualmente, as honras de Estado aos padroeiros dos fluminenses.

"São Jorge é um santo muito querido e respeitado pela população fluminense, não apenas pelos católicos, mas por adeptos de outras religiões, merecendo, inclusive, um feriado em sua homenagem. Pelo que me consta, o Estado do Rio de Janeiro não tinha um padroeiro. Portanto, é natural oficializarmos essa homenagem", afirma Gustavo Schmidt.

Conhecido como "o grande mártir" ou "santo guerreiro", São Jorge é reverenciado pelos devotos por favorecer a todos que a ele recorrem durante batalhas ou questões complicadas. No Candomblé e na Umbanda, São Jorge é associado a Ode, Ogum e Oxossi, sendo solicitado como defensor das almas. Além disso, ele é considerado o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados e escoteiros.

Já São Sebastião, padroeiro do município do Rio de Janeiro, é considerado um santo muito popular, tendo dado seu nome à cidade. Seu dia é comemorado em 20 de janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira