Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2019 - 07:47

Complexo do Porto do Açu foi um dos destaques da Intermodal 2019

Stand da companhia recebeu mais de mil visitantes durante os três dias de feira e apresentou os diferenciais logísticos do seu Terminal Multicargas (T-MULT).

Rio de Janeiro — Presente na 25ª edição da Intermodal South América, pelo 10º ano, o estande do Porto do Açu recebeu mais de mil visitantes, entre os dias 19 a 21 de março, no Centro de Exposições São Paulo Expo (SP). Pela primeira vez, o estande contou também com a presença do Porto de Antuérpia, que tem mais de 200 anos em operação e é o segundo maior da Europa, parceiro e shareholder da Porto do Açu desde 2017.

No primeiro dia do maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Porto do Açu Operações promoveu um coquetel para seus clientes e parceiros. Tadeu Fraga, CEO da companhia, estava presente e destacou os diferenciais logísticos do empreendimento.

“Somos um porto sem gargalos e fila de espera, o que torna as operações mais eficientes, rápidas e competitivas. Além disso, vale destacar que nos desenvolvemos com base no moderno conceito de porto-indústria e contamos com retroárea disponível para a instalação imediata de novas empresas. Dos 17 km potenciais de cais, 40% já estão ocupados”, afirmou.

O Complexo, localizado em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro (RJ), tem 130 km² de área, sendo 40 km² de reserva ambiental e conta com 13 empresas instaladas: Porto do Açu Operações, Açu Petróleo, BP Prumo, B-Port (empresa do Grupo Edison Chouest), InterMoor, NOV, TechnipFMC, Wartsila, Ferroport, Anglo American, Dome, GNA (Gás Natural Açu) e Estação Açu. Ao todo, já foram investidos R$ 13,5 bilhões na infraestrutura do Complexo e em unidades das empresas em operação.

Um dos destaques que o Porto apresentou na feira foi a expansão do Terminal Multicargas (T-MULT), com início previsto para este ano e que possibilitará a movimentação de novas cargas. O projeto contará com ampliação do pátio de estocagem e construção de armazenagem coberta, incrementando ainda mais as atividades do terminal.

Entre as cargas que poderão ser movimentadas estão granéis agrícolas, concentrados (cobre, zinco, entre outros), hidratos, fertilizantes, breakbulk e produtos para siderurgia. O terminal ainda possui licença para operar veículos e está desenvolvendo um projeto para criar a infraestrutura necessária para a movimentação de contêineres.

Além disso, o T-MULT se apresentou na Intermodal como uma nova opção para cabotagem no Brasil. Com atual 160 mil m² de área alfandegada, 14,5 metros de profundidade e homologado para receber embarcações com calado de até 13,1 metros - o que permite a atracação de navios Panamax, o T-MULT está em operação desde 2016. Atualmente, o terminal movimenta bauxita, coque, carvão, gipsita, sucata, carga geral e de projetos, e também está apto a movimentar cargas como manganês, sal, minério de ferro e gusa.

“Por ser um Terminal moderno, localizado em um porto privado e sem fila de espera, o T-MULT tem potencial para ser a solução portuária das indústrias brasileiras, tanto para escoar a sua produção quanto para importar insumos e recursos, desafogando os portos que estão operando na sua capacidade máxima e reduzindo gargalos logísticos. Desde o início das operações, em 2016, o terminal apresentou crescimento de 96% no volume movimentado, totalizando 1,4 milhão de toneladas”, concluiu Tessa Major, Diretora Comercial da Porto do Açu Operações.

Em 2018, o Complexo do Porto do Açu recebeu um total de 2.535 embarcações, 6% a mais do que o movimentado em 2017. Desde que começou a operar, o porto já recebeu mais de 6 mil navios, apresentando uma taxa de crescimento anual (CAGR) de 85%. Tendo em vista essa franca expansão de suas atividades, foi lançado na feira o Doing Business do Porto do Açu, um guia que traz informações detalhadas sobre como investir e ser parte do Complexo do Porto do Açu. O guia está disponível no site www.portodoacu.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: