Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Reunião anual do World Economic Forum de 2007 em Davos: Líderes globais enfrentam “As Mudanças na Equação do Poder”

Genebra, Suíça - O World Economic Forum divulgou dia 17 de janeiro(quarta-feira), o programa da sua Reunião Anual em Davos, incluindo seus principais participantes, pautas e metas. O tema geral da Reunião, que será realizada entre os dias 24 e 28 de janeiro, é “Moldando a Agenda Global, Mudanças na Equação do Poder”.

Durante a coletiva de imprensa realizada hoje na sede do World Economic Forum em Genebra, o fundador e presidente do conselho, professor Klaus Schwab, disse: “Estamos diante de um mundo cada vez mais esquizofrênico. O globo está mudando rapidamente e o poder está migrando em termos geopolíticos, comerciais e até no mundo virtual. O poder, a riqueza e o bem-estar estão distribuídos de maneira cada vez mais complexas, criando um ambiente difícil de entender e que pode até parecer estranho para nós. Os líderes de todos os setores estarão se reunindo mais uma vez em Davos para enfrentar problemas e oportunidades complexas. A Reunião Anual do World Economic Forum é a nossa chance de entender e criar a Agenda Global do ano que está começando”.

Ao longo dos cinco dias da Reunião, 2.400 participantes de 90 países estarão reunidos em Davos, entre os quais 24 chefes-de-estados ou governos, 85 ministros, além de líderes religiosos, executivos da mídia e representantes de organizações não-governamentais. Cerca de 50% dos participantes são executivos oriundos de empresas associadas do Forum -1.000 das maiores companhias globais do setor econômico.

O programa se baseia em quatro temas que serão destaque na agenda global de 2007. São eles: “Economia: Novos Propulsores”; “Geopolítica: A Necessidade de Novos Mandatos”; “Negócios: A Liderança Num Mundo Conectado” e “Tecnologia e Sociedade: Identidade, Comunidade e Redes". A sessão de abertura da Reunião Anual terá a Chanceler da Alemanha Ângela Merkel explicando sua agenda para o ano de 2007. A líder será a presidente do G8 em 2007 e presidente rotativo do Conselho Europeu durante os primeiros seis meses do ano.

Esse ano também haverá uma extensão das oficinas do Davos Workspace. Duas séries serão desenvolvidas sob o título “Projetando Novas Soluções para Desafios Complexos”. A Série do CEO examina “Liderança num Mundo Conectado” com sessões que variam de “Colaborar para Inovar” até “Descobrindo o Talento do Futuro”. A Série do Futuro investiga o tema “Vivendo num Mundo Conectado”, com uma série de sessões que variam entre “Construindo as Habilidades do Futuro” até “Projetando Cidades Sustentáveis”.

Comentando sobre o programa da Reunião Anual, Ged Davis, diretor-geral e chefe do Centro de Inteligência Estratégica do World Economic Forum disse: “A idéia de um mundo em transição não é nova, mas em 2007 a dimensão das mudanças em tecnologia, sociedades, geopolítica e economia é muito mais evidente, além de suas conseqüências para as empresas. O nosso entendimento dessas mudanças é a principal base do tema da Reunião Anual em Davos: “Mudanças na Equação do Poder”. Durante a Reunião Anual podemos explorar o significado dessas mudanças. Elas são abordadas primeiramente nas sessões de atualização e no plenário de abertura, estabelecendo prioridades e propondo possíveis ações. Depois, são examinadas novamente em debates no plenário e diálogos interativos. No final, o Davos Workspace, que cresceu esse ano, será um ambiente projetado para facilitar a reflexão, colaboração e a identificação de soluções.”

Os líderes corporativos desse ano pertencem às mais altas posições em suas empresas, com mais de 800 CEOs ou presidentes participando – o maior número de todos os tempos. Comentando sobre a participação reforçada de empresas, Peter Torreele, diretor geral do World Economic Forum, disse: “O mundo dos negócios é sempre bem representado na reunião Anual do World Economic Forum em Davos – mas em termos da qualidade e representação geográfica dos participantes, esse ano será o melhor. Examinando as 100 maiores empresas do mundo, escolhidas pelo Financial Times, Fortune ou Forbes, 73 estão presentes na Reunião Anual, e a grande maioria representada por seus CEOs ou presidentes. Um total de 800 presidentes e CEOs das maiores companhias do mundo inteiro serão envolvidos nas discussões. Com maior envolvimento de líderes corporativos em problemas globais, fica mais evidente o fato do Forum ser o palco para seu trabalho com outros setores da sociedade para o bem-estar global.”

Os principais participantes da reunião anual do World Economic Forum 2007: Co-chairs -John Browne of Madingley, Presidente do Grupo, BP, Reino Unido | Michelle Guthrie, presidente, Star Group, Hong Kong SAR | E. Neville Isdell, presidente e CEO, The Coca-Cola Company, EUA | Sunil Bharti Mittal, presidente e diretor Administrativo do Grupo, Bharti Enterprises, Índia | James J. Schiro, Chief Executive Officer do Grupo e presidente do Conselho de Administração do Grupo, Zurich Financial Services, Suíça | Eric Schmidt, presidente do Comitê Executivo e CEO, Google, EUA

Neste endereço a lista de alguns dos 1.000 líderes corporativos participando na Reunião Anual. www.weforum.org/annualmeeting/businessleaders, e 200 principais figuras públicas www.weforum.org/annualmeeting/publicfigures

Os participantes: 24 chefes-de-estado ou de governo estarão presentes na Reunião Anual: Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina; o presidente do Comitê Executivo da Palestinian Liberation Organization; H.M. King Abdullah II Ibn Hussein, do Reino Hashemite de Jordânia; Bertie Ahern, Taoiseach (primeiro ministro) da Irlanda; Luiz Inacio Lula da Silva, presidente do Brasil; H.S.H. Príncipe Albert II de Monaco; Ilham Aliyev, presidente da Azerbaijão; Shaukat Aziz, primeiro ministro do Paquistão; Abudllah Ahmad Badawi, primeiro ministro da Malásia; Tony Blair, primeiro ministro do Reino Unido; Felipe Calderón-Hinojosa, presidente do México; Micheline Calmy-Rey, presidente da Confederação Suíça e Conselheiro Federal de Assuntos Estrangeiros, Suíça; Ferenc Gyurcsany, primeiro ministro da Hungria; Tarja Halonen, presidente da Finlândia; Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria; Jakaya M. Kikwete, presidente da Tanzânia; Gloria Macapagal Arroyo, Presidente das Filipinas; Thabo Mbeki, Presidente da África do Sul; Angela Merkel, chanceler federal da Alemanha; Ahmed Mahmoud Nazif, primeiro ministro do Egito; Nguyen Tan Dung, primeiro ministro do Vietnã; Fredrik Reinfeldt, primeiro ministro da Suécia; Fouad Siniora, primeiro ministro do Líbano; Vaira Vike-Freiberga, presidente da Látvia; e Viktor Yanukovych, primeiro ministro da Ucrânia.

Mais de 30 ministros do Comércio e da Agricultura também estarão presentes, com sete Comissários Europeus e cinco membros da administração dos EUA.

Entre outros participantes são os chefes de organizações internacionais, como: Mohamed M. ElBaradei, Diretor-Geral, Agência Internacional De Energia Atômica, Viena; Richard Feachem, diretor executivo, Fundo Global para Combater a AIDS, Tuberculose e a Malária, Genebra; Pascal Lamy, diretor-geral, Organização Mundial de Comércio (OMC), Genebra; Peter Piot, diretor Executivo, Programa Conjunto das Nações Unidas para HIV/AIDS (UNAIDS), Genebra; Ann M. Veneman, diretor executivo, Fundo da Criança das Nações Unidas (UNICEF), Nova York; Paul D. Wolfowitz, presidente, Banco Mundial, Washington DC; Koichiro Matsuura, diretor geral, Organização de Cultura, Ciência e Educação das Nações Unidas (UNESCO), Paris; Achim Steiner, diretor executivo, Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP), Nairobi; Heizo Takenaka, diretor, Instituto de Pesquisa sobre Segurança Global, Universidade de Keiko, Japão.

Acadêmicos, líderes sindicais e chefes de ONGs incluem: Irene Khan, secretário geral, International; Kenneth Roth, diretor Executivo, Human Rights Watch; Barbara Stocking, diretor, Oxfam Great Britain; Hany El Banna, presidente Islamic Relief; Gerd Leipold, diretor Executivo, Greenpeace International; Markku Niskala, secretário geral, International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies; Guy Ryder, secretário geral, International Trade Union Confederation; Sharan Burrow, presidente, Australian Council of Trade Unions; e Philip Jennings, secretário Geral, UNI Global Union; Lester R. Brown, Fundador e presidente, Earth Policy Institute; Timothy Garton Ash, professor de Estudos Europeus, Universidade de Oxford; Susan Greenfield, Diretor, The Royal Institution of Great Britain; Jessica Mathews, presidente, Carnegie Endowment for International Peace; Michael E. Porter, professor da Universidade Bishop William Lawrence, Harvard Business School; Laura D. Tyson, reitora, London Business School.

Personalidades do mundo da cultura que contribuirão para o debate em Davos incluem músicos como Bono Vox e Peter Gabriel, o imortal, autor/escritor brasileiro Paulo Coelho, o campeão de xadrez Anatoly Karpov e o pintor e escultor Romero Britto.

Representantes da mídia global também serão representados na Reunião Anual do World Economic Forum, com 15% dos participantes escolhidos de organizações de mídia do mundo inteiro. Representantes da mídia terão acesso a todas as sessões da Reunião Anual. Ademais, o Forum está convidando todos os participantes a se inscrever no seu weblog, e podcasts serão disponibilizados das principais sessões. Seguindo o exemplo de anos passados, mais de 40 sessões serão disponibilizadas por webcast. Qualquer pessoa que deseje participar do Diálogo de Davos deve usar o tag “davos07” em todas as suas contribuições.

. Importante: Tudo sobre a Reunião Anual 2007 está disponível neste endereço: www.weforum.org/annualmeeting | . Entrevistas com os principais participantes do mundo corporativo podem ser encontradas aqui: www.weforum.org/annualmeeting/indepth | . O Programa pode ser baixado: www.weforum.org/annualmeeting/programme |. Acompanhe as discussões e leia os Resumos das Sessões no: www.weforum.org/annualmeeting/summaries2007 | . Acompanhe os principais debates ao vivo por webcast ou em formato videodcast e podcast neste endereço: www.weforum.org/annualmeeting/webcasts | . Participe do Diálogo de Davos (www.weforum.org/davosconversation) ou registre comentários em nosso Weblog aqui: www.forumblog.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira