Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/02/2019 - 07:49

Prefeitura do Rio de Janeiro apresenta megaoperação para o 'Carnaval Rio 2019'


O Carnaval do Rio é um dos eventos mais importantes do calendário da cidade. Democrático e de importância cultural ímpar, o Carnaval Rio 2019, promovido pela Prefeitura do Rio, através da Riotur, acontece por toda a cidade e inclui os tradicionais blocos de rua, os desfiles das agremiações na Marquês de Sapucaí, apresentações dos grupos de acesso na Estrada Intendente Magalhães, blocos de enredo e de embalo, concursos de fantasias e coretos. Em entrevista coletiva no dia 27 de fevereiro (quarta-feira), o presidente da Riotur Marcelo Alves ao lado de vários órgãos municipais entre outros que vão atuar durante o evento afirmou que este ano, a expectativa da Riotur é superar a marca de 2018, — de 1.5 milhão de turistas na cidade.

Segundo a Hotéis Rio, a média de ocupação hoteleira está em 88%. A região do Flamengo/Botafogo desponta com 96%, seguida de Ipanema/Leblon com 89%, Copacabana/Leme 89%, Centro 84% e São Conrado/Barra 84%. Entre os hóspedes nacionais, que registram 78%, os paulistas ocupam o primeiro lugar e, em seguida, os mineiros. Entre os estrangeiros, com 22%, Argentina e Chile disputam a liderança enquanto os Estados Unidos ocupam o segundo lugar. Em 2018, a média, segundo pesquisa realizada na semana do Carnaval, era 86%.

O Carnaval Rio 2019 conta com algumas mudanças que tem como objetivo proporcionar mais segurança aos foliões e manter o bom funcionamento da cidade, além de também minimizar o impacto para os moradores e turistas que não participam da festa. Os principais ajustes estão no carnaval de rua, com direcionamento dos megablocos para o Centro; retirada dos blocos das ruas estreitas do interior dos bairros das zonas sul e norte, possibilitando o acesso de bombeiros e ambulâncias e, portanto, agilizando o socorro em situações críticas, como atendimento a pessoas com risco de vida ou questões de incêndio, por exemplo; redução do número de desfiles em 15% no número total, sendo, na zona sul, uma redução de 20%, entre outras. Tais decisões foram tomadas em conjunto com órgãos públicos, associações de moradores e representantes de blocos, levando em consideração a posição dos órgãos de saúde, segurança, patrimônio e trânsito. “Estamos trabalhando para transformar o maior carnaval do mundo no melhor carnaval do mundo. E, para isso, colocamos em prática no Carnaval Rio 2019 algumas mudanças que julgamos, junto a diferentes órgãos públicos, necessárias para o melhor funcionamento da cidade durante o período dessa grandiosa festa, tanto para os foliões quanto para os moradores e turistas que não participam do carnaval”, conclui Marcelo Alves, presidente da Riotur.

Sambódromo — Durante seis dias de folia o Sambódromo recebe os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial, Série A e Escolas Mirins, totalizando 43 agremiações. Cerca de 500 mil pessoas passam pela Passarela do Samba para apreciar o Maior Espetáculo da Terra que é transmitido para todos os estados do Brasil e mais de 100 países. Estas agremiações são representadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro(Liesa), Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIERJ) e Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro(Aesm-Rio).

Concursos Oficiais e Blocos de Embalo — A tradição do carnaval está representada também nos concursos promovidos pela Riotur como o que elege a Corte Real do Carnaval do Rio. Este ano, a corte é formada pelo Rei Momo Wilson Neto, a Rainha Clara Paixão e as princesas Deisiane Jesus e Viviane Ramos. Já o Concurso de Coretos, criado em 1972, é um incentivo ao carnaval nos bairros, mobilizando os moradores a usar a criatividade e a animação.

Outra iniciativa da Riotur é o Concurso de Folião Original, que acontece entre o domingo e a terça-feira de carnaval. Realizado há 40 anos, o concurso premia os foliões que se inscrevem gratuitamente no palco da Cinelândia, na Praça Floriano. As categorias são Fantasia individual infantil e adulto, Fantasia de Grupos e Fantasia de Clóvis, que se subdivide em bexiga e sombrinha. O Baile da Cinelândia, promovido pela Riotur desde 1990, é um dos mais tradicionais eventos do Carnaval de rua da cidade. São cinco dias de festa com a participação de mais de 60 mil pessoas, todos os anos.

Os Blocos de Embalo e Blocos de Enredo do Grupo I desfilam na Avenida Chile, no centro do Rio, a partir do sábado de carnaval até a terça-feira, garantindo a festa para aqueles que preferem o carnaval nos moldes antigos. Há ainda apresentações de grupos de frevo e blocos afro, totalizando mais de 40 cortejos ao longo dos 300 metros da avenida em quatro dias de festa que reúnem, historicamente, mais de 40 mil pessoas.

Desfiles na Estrada Intendente Magalhães — Os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso B, C, D e E e do Grupo II dos Blocos de Enredo acontecem na Estrada Intendente Magalhães, em Campinho, zona norte da cidade. Anualmente, 200 mil pessoas assistem aos desfiles, com cerca de dez blocos de enredo que acontecem ao longo de cinco dias. As escolas são representadas pela Liga Independente das Escolas de Samba da Série B(LIESB ) e os blocos de enredo pela Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro(FBCERJ).

No ano de 2018, parte da verba captada junto à iniciativa privada foi destinada à melhoria da estrutura dos desfiles da Estrada Intendente Magalhães, como iluminação e sonorização do evento, gradeamento alto na área de concentração, ampliação da área destinada às baterias, reposicionamento das cabines de julgamento, aumento dos números de carros de reboque e poda das árvores da região.

Blocos de Rua — O carnaval de rua de 2019 reúne, até 10 de março, o domingo pós-carnaval, 498 cortejos de blocos inscritos na Riotur. Uma grande estrutura foi montada para atender aos blocos que desfilam pela cidade e algumas mudanças foram realizadas em relação ao último ano, como a transferência dos blocos do interior dos bairros para a orla, onde há uma melhor área de escape para a atuação das equipes de saúde e Corpo de Bombeiros, e também a realocação dos megablocos, aqueles com mais de 200 mil foliões, para o Centro do Rio, estando concentrados na Av. Presidente Antônio Carlos.

Uma estrutura fixa de saúde foi instalada nas redondezas para melhor atender ao público e minimizar os transtornos no fluxo da cidade. No ano de 2019, para atender às exigências do Corpo de Bombeiros, a Riotur disponibilizou seis postos de atendimento de saúde, quatro deles operados pela Secretaria Municipal de Saúde para todos os cortejos. Além disso, cerca de 32.500 mil posições de banheiros foram distribuídas nos trajetos dos desfiles para atender aos foliões de acordo com o número de público e localidade de cada bloco.

E dê preferência para o transporte público: rapidez e tranquilidade.

Metrô — O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (1º de março) até as 23h59 de terça-feira (05).

A partir das 5h de sábado (02) até as 23h59 de terça-feira(05), as composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre a estação Pavuna e a estação Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

Para a ida e volta dos blocos e do desfile das escolas de samba, no Sambódromo, o MetrôRio recomenda que os clientes comprem os cartões de embarque ou façam a recarga do cartão Giro com antecedência para evitar filas. Durante toda a operação de carnaval, serão aceitos o cartão Giro, o cartão pré-pago, Bilhete Único, Vale-Transporte e RioCard.

As estações Catete e Presidente Vargas fecharão à meia-noite de sexta-feira (1º) para sábado (2) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (6).

De sexta-feira (1º) a terça-feira (5), as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h até meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações.

Aplicativo MetrôFácil — No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio [www.metrorio.com.br/carnaval], o cliente terá acesso a um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os clientes poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, podem acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

Ônibus — Todas as linhas de ônibus das zonas Norte e Oeste para o Centro fazem desvio no Rio Comprido. Quem vem da Zona Sul circula apenas na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

SuperVia — A SuperVia orienta que os passageiros consultem a aba do site específica para o Carnaval [www.supervia.com.br/melevaprafolia]; o “Planeje sua viagem” (no site e no aplicativo); ou o SuperVia Fone, no número 0800 726 9494 (24 horas) para programarem suas viagens e tirarem dúvidas sobre os serviços. O planejamento especial está sendo divulgado nos canais digitais da empresa e em cartazes nas estações.

CCR Barcas — A CCR Barcas está preparada para atender a um possível aumento na demanda de passageiros. As equipes da Concessionária serão reforçadas e postos avançados do estaleiro serão disponibilizados nas estações para agilizar eventuais serviços de manutenção das embarcações. Além disso, caso haja necessidade, haverá viagens extras e os intervalos praticados nos horários de maior movimento serão estendidos para depois do rush.

Operação da CCR Barcas nos quatro dias de Carnaval e na Quarta-feira de Cinzas: . Linha Araribóia - Do dia 2 02/03 ao dia 6/06/03 (sábado, domingo, segunda, terça e quarta-feira), a linha Praça Arariboia-Praça XV funcionará com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30. No sentido contrário, no trajeto que liga o centro do Rio ao centro de Niterói, os intervalos serão os mesmos, porém, a primeira viagem será realizada às 6h.

. Linha Paquetá: •Paquetá-Praça XV - 6h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 23h30. | Praça XV-Paquetá - 4h30, 7h, 8h30, 10h, 11h30, 13h, 14h30, 16h, 17h30, 19h, 20h30, 22h e 0h.

. Linha Cocotá — A linha Cocotá (Ilha do Governador) não funcionará no período de 02/03 a 06/03. | . Linha Charitas — A linha Charitas não funcionará no período de 02/03 a 06/03. Consulte dúvidas no http://www.grupoccr.com.br/barcas.

Táxis — No setor ímpar, os pontos de táxis vão ficar na alça de subida do viaduto 31 de março ao lado do Batalhão de Choque.

No setor par, o ponto de táxi fica em frente ao metrô do Estácio. A partir das 18 horas de sexta passa a valer a Bandeira 2, até a meio-dia da Quarta-feira de Cinzas. A Bandeira 2 volta a valer às 18h do sábado das Campeãs (09) e termina na segunda-feira (11).

Guarda Municipal — Na segurança, 3.480 guardas municipais atuarão na região do Sambódromo. Nos blocos, esse efetivo será de 5.493 guardas. O patrulhamento também será feito cães e na fiscalização do trânsito. Os guardas também farão ação preventiva distribuindo pulseiras e cartilha de dicas de segurança para crianças.

Lixo Zero — O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade. As equipes estarão em 16 blocos com um total de 361 fiscais, 42 supervisores e 241 guardas municipais. O valor da multa para quem urinar em vias públicas é de R$ 563,30, de acordo com a Lei de Limpeza Urbana. Para descarte irregular de pequenos resíduos, como jogar no chão papel de bala ou palito, embalagens de sorvete, garrafas PETs, latinhas de alumínio etc., o valor da multa é de R$ 205,60.

Fiscalização — As Coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), da Secretaria Municipal de Fazenda, estarão de plantão neste carnaval. Ja nos dois primeiros finais de semana do pré-carnaval, a CCU apreendeu mais de 3.400 itens. Os órgãos vão atuar nos grandes blocos e no Sambódromo e permanecerão nas ruas até o final de semana posterior ao encerramento oficial da festa.

Centro de Operações Rio — O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar a área do Sambódromo, as vias de acesso ao Centro e as regiões onde haverá desfiles de blocos de rua por meio de câmeras, informações de agentes em campo e outros sensores, como informes de usuários do Waze e GPSs dos ônibus. O "carro-espião" do COR também vai acompanhar os megablocos pela cidade. Equipado com duas câmeras, sendo uma em 360°, o veículo vai transmitir as imagens para o painel do Centro de Operações e para os celulares dos agentes envolvidos na operação. Equipes da Riotur, CET-Rio, Guarda Municipal, Comlurb e Seop irão receber essas imagens.

O COR integra as operações dos órgãos envolvidos e pode acionar pronta resposta das equipes da prefeitura para atuar em ocorrências e outras situações. Além do "carro-espião", as regiões dos eventos e adjacências são monitoradas em tempo real, com apoio das 596 câmeras da prefeitura e outros equipamentos de videomonitoramento de parceiros. Caso haja impactos significativos na mobilidade, o COR pode ainda integrar ações da CET-Rio, Guarda Municipal e modais de transporte, para a realização de ajustes operacionais nas vias ou nos tempos dos sinais de trânsito. Os perfis das redes sociais do Centro de Operações Rio disponibilizarão todas as informações sobre esquemas especiais de trânsito e transporte para os festejos carnavalescos.

Para se manter atualizado sobre a operação da cidade, ir às redes sociais: twitter.com/operacoesrio e, facebook.com/operacoesrio.

Procon no Sambódromo — Entre os dias 1º e 06 de março, o Procon-RJ, órgão do governo estadual, também realizará atendimentos especiais de carnaval. Uma equipe estará no Sambódromo durante os desfiles para atender a reclamações e denúncias envolvendo o local e suas lojas e quiosques.

As reclamações dos consumidores nesse período que tiverem relação com a festa também poderão ser enviadas para o e-mail [email protected] ou feitas pelo telefone que estará à disposição dos foliões — inclusive com atendimento bilíngue.

Em cada dia de carnaval, um número diferente de celular será usado, cujos serviços também estarão disponíveis no dia 09 de março: Sábado das Campeãs. | 1º de março: (21) 99328-0905 | 02 de março: (21) 99348-4164 | 03 de março: (21) 99346-7464 | 04 de março: (21) 99366-1042 | 05 de março: (21) 99340-3778 | 06 de março: (21) 99361-3590 | 09 de março: (21) 99328-0905.

Atendimento de saúde — Sete postos de saúde serão distribuídos durante os seis dias de desfiles na Marquês de Sapucaí. Ao todo, são 33 leitos, oito deles como leitos de UTI. Também, estarão disponíveis 15 ambulâncias por dia. Cento e vinte e cinco profissionais de saúde farão revezamento nos plantões.

Postos para foliões de blocos e rua— Para os foliões dos blocos de rua serão disponibilizados quatro postos de atendimento: dois no Centro, um em Copacabana/Leme/Ipanema e um no Leblon/Lagoa. Serão 135 ambulâncias e 175 profissionais de saúde atendendo ao público nas ruas.

Importante! Recomenda-se vir pra festa com muita cor e alegria, o ano está sapenas começando, cada um deve ter sabedoria para se cuidar e respeitar o outro. Ótimo Carnaval 2019!.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: