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22/12/2018 - 08:06

Os verdadeiros heróis do Natal

O Natal está chegando e com ele, como acontece em outras datas comemorativas, vem a febre das compras. A economia sob demanda deixou as expectativas dos consumidores mais elevadas, ao mesmo tempo em que gera uma enorme pressão sobre os varejistas nesta temporada. Trata-se de uma das datas comerciais mais importantes para o setor e muitos dependem das vendas do período e do Black Friday para atingir suas metas anuais.

Para atender ao volume esperado de compras on-line nesta época do ano, tanto os varejistas quanto as empresas de logística melhoraram significativamente suas promessas de entrega. Um investimento positivo para conquistar consumidores que procuram segurança no momento da compra, que não querem correr o risco de o produto não ser entregue. Por isso, estima-se que os pedidos online com opção de retirada em loja – click & collect – totalizem o dobro do que aquelas em que a encomenda é entregue em casa.

Muitas lojas estão oferecendo esta modalidade de compra gratuitamente ou a um custo menor para incentivar vendas adicionais. Atualmente, o click & collect representa uma em cada seis vendas on-line, o que significa grandes oportunidades para melhorar resultados. No entanto, de acordo com o Estudo Global do Consumidor da Zebra, um dos pontos a serem avaliados na busca por essa melhora na América Latina é o de que mais de 89% dos varejistas concordam que um dos seus principais desafios é o gerenciamento de devoluções e trocas.

A mesma pesquisa mostra que 50% dos profissionais do varejo na região acreditam que a sua empresa tem menos gente que o necessário para o atendimento ao cliente – quase a metade deles se sente sobrecarregada! Este número é certamente maior entre aqueles que trabalham incansavelmente nos bastidores para manter os níveis de estoque adequados e satisfazer todos os pedidos, em especial com os picos gerados durante a Black Friday e Natal. Neste período, a sensação do setor é que cada loja se torna a própria fábrica do Papai Noel.

Então, o que acontece com quem não está diretamente atendendo ao público parar de garantir que todos os processos sejam executados de maneira correta para que todos os presentes sejam entregues no prazo? Enquanto a pressão dos varejistas aumenta, vale a pena parar para pensar também em aqueles que trabalham em centros de distribuição, armazéns, lojas e empresas de transporte, certificando-se que tudo seja entregue na data combinada.

Minimizando a possibilidade de lesão entre trabalhadores — Pensar em um centro de distribuição no Natal provavelmente evoca imagens de caixas movendo-se por meio de correias transportadoras e elevação de pessoal, embalagem e digitalização a taxas aceleradas. Não seria estranho que a maioria das lesões apresentadas ocorra devido ao levantamento de objetos pesados. De fato, uma das principais causas de dor é a lesão por esforço repetitivo (LER). A posição que requer varredura repetida em uma velocidade tão alta tem um efeito de cadeia entre os funcionários da linha de frente.

Para neutralizar essa situação, empresas de logísticas e armazéns estão investindo em tecnologia que combina melhor capacidade com ergonomia. É exatamente por isso que empresas como a ASICS, uma marca esportiva na Europa, implementaram o computador móvel TC8000 da Zebra Technologies em seu centro de distribuição no antigo continente. Os aparelhos não só aumentaram a produtividade em mais de uma hora por turno, como também foram elogiados pelos trabalhadores encarregados pela leitura de até 2.400 itens por turno, por terem aumentado seu conforto e reduzido seu esforço físico. A tela grande do equipamento e seu design eliminam a necessidade de que antes precisassem virar a tela a cada leitura de código de barras reduzindo também o tempo por operação! Neste mesmo equipamento é possível não só a capturando códigos de barras mas também detecção de caixas de seleção, campos de texto e assinaturas tudo simultaneamente, reduzindo a fadiga e os ferimentos dos trabalhadores.

Outra empresa internacional com sede na Argentina e no Brasil, a ID Logistics também implementou os terminais portáteis Zebra WT6000 para melhorar a produtividade e a eficiência dos trabalhadores em seus armazéns. Esses soluções de última geração possuem um novo sistema vestivel para fixação dos dispositivos que proporcionam mais conforto aos usuários: ele pesa 27% menos e tem volume 36% menor em relação às versões anteriores.

Maximizar as capacidades do pessoal — Além da segurança do trabalhador, a tecnologia está revolucionando a eficiência dos armazéns em todo o mundo. O uso da Inteligência Artificial (IA) é cada vez mais frequente. Os principais ajustes e atualizações que foram feitos dentro dessa tendência ajudaram o pessoal em todos os pontos da cadeia logística a maximizar sua eficiência e melhorar a gestão de estoques, a cadeia de suprimentos e os níveis de satisfação do cliente.

Espera-se que o uso da Tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) e plataformas de gerenciamento de inventário cresçam em 49% ao longo dos próximos anos, de acordo com o Estudo sobre o Futuro da omnichannel Operação Zebra. As soluções de hardware, software e tags de RFID, oferecem uma visão em tempo real a nível de item nos inventários, aumentando a precisão e a satisfação dos compradores, reduzindo exausto excesso de estoque, e erros no reabastecimento.

Em um de seus clientes mais importantes, a Zebra está ajudando a equipe na rastreabilidade de produtos por meio de drones e tecnologia RFID. Essa combinação é ideal para acelerar a localização de mercadorias e aumenta significativamente a precisão do gerenciamento de estoque. Por sua vez, os operadores logísticos, como a ID Logistics, estão combinando tecnologia portátil com tablets para aumentar a produtividade da força de trabalho, incluindo leitura de código de barras, entrada de dados e robustez para maior durabilidade.

Durante os altos picos de trabalho, quando os funcionários temporários são contratados e o tempo é muito escasso, sendo crucial que as empresas de logística tenham tecnologia disponível que permita treinar o pessoal de forma fácil e rápida. Maximizar o uso de dispositivos através de maior duração da bateria e um design robusto também é um fator importante. Ter uma equipe com esses benefícios, além de aumentar a eficiência dos trabalhadores e minimizar o número de lesões, melhora o gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos nos armazéns.

No Natal, as empresas usam um número significativo de funcionários adicionais. Com os seus dispositivos Android empresariais e conhecimento de ambos indústria de varejo e logística de operação, Zebra também está trabalhando com empresas para desenvolver vídeo de treinamento e pessoal de suporte para usar o equipamento e, assim, tornando mais produtivos e rápidos.

Os heróis da logística — De acordo com os resultados da pesquisa de férias de 2018 realizada pela NRF, espera-se que, em novembro e dezembro, a receita do comércio eletrônico nos Estados Unidos atinja os US$ 721 bilhões1. Por sua vez, um estudo da Deloitte2 sobre o comportamento dos consumidores latino-americanos no Natal revelou que quase 30% das pessoas já compram seus presentes on-line e 39% o fazem entre a segunda e a terceira semana de dezembro. Cerca de 15% aproveitam a Black Friday também para antecipar as compras neste período festivo. A Amazon informou que naquele dia ele enviou um caminhão de entregas a cada minuto e meio. É por causa disso e desafios como o retorno de ordens que ter mãos adicionais se torna algo muito bem recebido. Este ritmo começa em novembro durante a Black Friday e decorre até os dias de desconto após férias.

Sem dúvida, a crescente complexidade do omnichannel para o setor de varejo tornou a cadeia de fornecimento mais desafiadora do que nunca. Entre os altos picos por temporada e as promoções, as empresas de logística nunca tiveram que estar tão bem preparadas. Por isso, queremos dar poder para todos aqueles que trabalham nos bastidores das compras e tornar possível que todos os nossos presentes de Natal e encomendas possam chegar da melhor forma e o mais rápido possível para termos um especial de Natal com a família e amigos.

. Por: Levi Lima, Sales Engineer da Zebra Technologies Brasil.

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