Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/12/2018 - 07:45

Correios homenageiam Legado Verdes do Cerrado e 100 anos da Votorantim


Selo comemorativo foi lançado oficialmente no dia 19 de dezembro na Unidade Niquelândia.

As ações do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizadas este ano no município de Uruaçu (a 307 km de Goiânia), na região Norte de Goiás, foram reconhecidas pelos Correios. No ano em que a Votorantim comemora 100 anos, a empresa homenageou o grupo com a criação de um selo alusivo ao centenário e ao Legado Verdes do Cerrado, a maior reserva privada do bioma no país, de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio(CBA). O lançamento oficial do selo foi no dia 19 de dezembro(quarta-feira), durante solenidade na Unidade Niquelândia da CBA.

O PVE iniciou as atividades no município este ano, sob a coordenação do Legado Verdes do Cerrado, que integra a Reservas Votorantim, empresa gestora de ativos ambientais da Votorantim S.A. Os Correios foram parceiros do programa na visita às escolas para incentivar as crianças ao habito da leitura e na mobilização da comunidade para a realização de ações pela educação.

“Tivemos a felicidade de ter grandes parceiros para o desenvolvimento do PVE em Uruaçu. A comunidade local nos abraçou de maneira muito intensa. Os Correios foram conosco em todas as escolas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também abriu todas as portas da administração pública. Essas parcerias foram essenciais para o sucesso do PVE”, explica o diretor da Reservas Votorantim, David Canassa.

Ao longo de 2018, o PVE fez diversas ações em Uruaçu, como plantio de mudas na cidade, contação de histórias nas escolas, atividades com quilombolas, consultorias para melhorar a educação, reforma da escola, incluindo construção de área para recreação e plantio de mudas, além da capacitação de professores, diretores e coordenadores na área de gestão.

O superintendente dos Correios no Estado de Goiás, Osmar Caldeira Júnior, destacou, durante a solenidade de lançamento do selo, que a homenagem é um agradecimento a uma das maiores contribuições que a CBA e o Legado Verdes do Cerrado proporcionam para o desenvolvimento da sociedade: a educação. “Este selo vai viajar o Brasil e o mundo divulgando o nosso respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido pela Votorantim, que ajuda a construir um país melhor e mais justo”, destacou.

A coordenadora de Atendimento e Vendas da Regional Norte dos Correios, Dasneves Carvalho afirma que as ações do PVE vão ao encontro do projeto da empresa chamado “Correios nas Escolas”, que mostra aos alunos o valor educativo do selo postal e incentiva as crianças a escreverem. “Foi um sucesso essa parceria. Nós, enquanto sociedade, cobramos muito pela educação, mas temos que unir as ferramentas que temos para a construção de uma sociedade mais justa e humana”, afirma.

Como forma de agradecimento pelas ações do PVE, alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Enéas foram incentivados pelos Correios e Secretaria Municipal de Educação a escreverem cartões para o Legado Verdes do Cerrado. Os cartões foram enviados para o endereço da CBA em Niquelândia (distante 76 km de Uruaçu) com o selo comemorativo ao Legado e aos 100 anos da Votorantim.

O Legado Verdes do Cerrado é uma Reserva Particular de Desenvolvimento Sustentável que possui a maior área de cerrado conservado do Brasil. Com 32 mil hectares, está localizado em Niquelândia, no estado de Goiás, sendo de propriedade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e administrada pela Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da Votorantim S.A. Da área total, 27 mil hectares possuem cerrado em estágio avançado de conservação.

Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a área é composta por dois núcleos. No Núcleo Engenho, onde está a sede do Legado Verdes do Cerrado, nascem três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia). Nele, em 23 mil hectares, são realizadas atividades relacionadas à nova economia, que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da região e para a criação de novas cadeias produtivas locais. Na área também acontecem pesquisas científicas da flora e fauna do cerrado, existe o viveiro de mudas nativas e são realizadas atividades de educação ambiental e ecoturismo. Nos outros 5 mil hectares acontecem atividades da economia tradicional, como pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, está localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa, com vegetação nativa intocada.

A CBA — Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: