Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/12/2018 - 08:57

Programa europeu MALE RPAS passa na Avaliação do Design Preliminar do Sistema

Etapa final do Estudo de Definição do Programa. A Avaliação do Design Preliminar do Sistema foi realizada depois do lançamento do edital para Desenvolvimento, Produção e fase inicial de Suporte de Serviço. A Airbus Defence & Space GmbH coordenará a proposta industrial que será submetida ao Edital de Chamada para propostas (ITT) . O cronograma prevê assinatura do contrato em 2019.

Munique — Mais uma etapa do programa do Sistema Europeu de Aeronaves de Altitude Média e Longa Duração Pilotadas Remotamente (Medium Altitude Long Endurance Remotely Piloted Aircraft System, ou MALE RPAS) foi concluída com a Avaliação do Design Preliminar do Sistema em 22 de novembro. Essa conquista significativa aconteceu após a Organização Europeia para Cooperação em Assuntos Armamentistas Conjuntos (em inglês, OCCAR) ter convidado, no dia 31 de outubro, a Airbus Defence and Space para apresentar uma proposta para Desenvolvimento, Produção e fase inicial de Suporte de Serviço para o programa europeu MALE RPAS. Essa etapa permite que os países e indústrias participantes comecem a desenvolver o Sistema de acordo com os pré-requisitos definidos e com base em uma ideia clara do design geral do sistema.

Como futura fornecedora principal do projeto, a Airbus Defence & Space coordenará a proposta industrial que será submetida ao Edital de Chamada para Propostas (ITT) e contará com o envolvimento de importantes fornecedores secundários, como a própria Airbus Defence and Space, a Dassault Aviation AS e a Leonardo.

O ITT vem para consolidar a intenção dos Estados Participantes (França, Alemanha, Itália e Espanha) de dar continuidade ao programa após a conclusão bem-sucedida da fase de alinhamento de pré-requisitos, assim como a demonstração convincente da qualidade e funcionalidade do design proposto.

O sucesso da Avaliação do Design Preliminar do Sistema aconteceu depois da realização de um estudo de definição com duração de dois anos iniciado em setembro de 2016 pelos Estados Participantes citados. Três dos Estados já haviam assinado uma Declaração de Intenção (DeI) para trabalharem em conjunto em um sistema aéreo europeu MALE não tripulado em maio de 2015. A Espanha se juntou ao programa em 2016.

Desenvolvido para voos em aeroespaço não-segregado, as características do MALE RPAS incluirão modularidade de missão para superioridade operacional em inteligência, vigilância e reconhecimento, tanto de áreas amplas como regiões específicas. Os Estados Participantes escolheram a configuração do veículo aéreo em meados de 2017, selecionando um sistema de propulsão com turbopropulsor duplo.

Até meados da próxima década, o MALE RPAS estará em operação em todo o mundo realizando missões de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (IRVA).

A Airbus é líder mundial em aeronáutica, espacial e serviços relacionados. Em 2017, registrou faturamento de €59 bilhões de euros redeclarado dentro do padrão IFRS 15 e empregou cerca de 129 mil profissionais. A Airbus oferece a mais completa gama de aviões de passageiros de 100 a mais de 600 assentos. A empresa também é a líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missão, bem como uma das empresas líderes globais na área espacial. Em helicópteros, a Airbus fornece as mais eficientes soluções em modelos civis e militares em todo o mundo.

A Dassault Aviation — Com mais de dez mil aeronaves militares e civis entregues em mais de 90 países no último século, a Dassault Aviation é reconhecida no mundo todo por sua reputação de alto desempenho em design, desenvolvimento, vendas e apoio de todo tipo de aeronaves, desde a aeronave de combate Rafale à luxuosa família Falcon de jatinhos de negócios e drones militares. Essa experiência única permitiu que a Dassault Aviation propusesse soluções operacionais inovadoras, assim como uma abordagem pragmática e dinâmica à cooperação. Graças ao seu profundo conhecimento de parcerias industriais, a Dassault Aviation construiu uma rede de relacionamentos abrangente com outras empresas de modo a otimizar o sucesso de programas atuais e contribuir com a sinergia da indústria de defesa europeia no futuro.

A Leonardo está entre as dez maiores players globais no segmento de Aeroespaço, Defesa e Segurança e é a maior empresa industrial da Itália. Organizada de acordo com sete divisões de negócio (Helicópteros, Aeronaves, Aero-estruturas, Aerotransporte & Sistemas Especiais, Eletrônicos para Defesa Terrestre & Naval, Sistemas de Defesa, Segurança & Sistemas de Informação), a Leonardo opera nos mais competitivos mercados internacionais lançando mão de sua excelência nas áreas de tecnologia e liderança em produtos. Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2017 a Leonardo registrou um lucro consolidado de 11,7 bilhões de euros e tem uma presença industrial significativa na Itália, no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Polônia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira