Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/10/2018 - 08:28

ANIP aponta crescimento de 2,4% nas vendas de pneus no 3T18

Levantamento do setor confirma tendência de aumento na comercialização de pneus para montadoras e queda no segmento de reposição.

São Paulo (SP) — A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos(ANIP) registrou aumento de 2,4% nas vendas de pneus no terceiro trimestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017. Foram comercializadas 15,7 milhões de unidades de pneus, contra 15,3 milhões no ano passado.

“Apesar de registrar um pequeno crescimento no terceiro trimestre deste ano, o resultado poderia ter sido melhor. A instabilidade no contexto político e econômico vivenciada no período impactou o mercado como um todo, e sentimos isso principalmente no mês de setembro, quando registramos queda de 4% em relação a agosto”, comenta Klaus Curt Müller, presidente executivo da ANIP.

No mercado de reposição foram vendidos 11,5 milhões de pneus no terceiro trimestre de 2018, 1,4% a menos ante o mesmo período de 2017, com 11,7 milhões de unidades negociadas. Já em relação aos equipamentos originais, destinados a montadoras, foram comercializados 4,1 milhões em 2018, contra 3,6 milhões de 2017, um acréscimo de 14,9%.

“Mesmo com o aumento na comercialização de pneus para montadoras, houve um impacto negativo no mercado de reposição nesse trimestre, que se deu principalmente pela redução nas vendas no mês de julho”, completa Klaus Curt Müller.

ANIP e Reciclanip — A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), fundada em 1960, representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, que compreende doze empresas (Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Levorin, Maggion, Michelin, Pirelli, Rinaldi, Titan, Tortuga e NeoTec) com 20 fábricas instaladas nos Estados de São Paulo (nove), Rio de Janeiro (duas), Rio Grande do Sul (duas), Bahia (três), Paraná (três) e Amazonas (uma). Ao todo, responde por 28 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, que abrangem uma rede com mais de 4.500 pontos de venda no Brasil. | www.anip.org.br

Em 2007, a ANIP criou a Reciclanip , voltada à coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de pós-consumo da indústria brasileira, por reunir mais de mil pontos de coleta no Brasil. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 4,28 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 857 milhões de pneus de passeio. O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela Unesco em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto E; o Prêmio FIESP como exemplo de ação de sustentabilidade; e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis. | www.reciclanip.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira