Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2018 - 08:39

Crescimento da indústria automobilística revela oportunidades fiscais e tributárias


São Paulo —De acordo com os dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea, as perspectivas para o setor apontam um crescimento de 11,7% nas vendas de auto veículos em relação ao ano passado, devendo chegar a 2,50 milhões de unidades comercializadas até o final de 2018.

A produção deverá crescer 11,9%, no período, chegando a 3,02 milhões de unidades fabricadas. De janeiro a julho deste ano, a indústria automobilística já aumentou as vendas em 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse setor que começa a apresentar reação pós-crise econômica, já anuncia também investimentos que podem superar os R$ 40 bilhões nos próximos anos, em novos produtos e modernização de suas fábricas.

Nesse cenário, os lançamentos já estão sendo desenvolvidos e alinhados com as novas exigências do ROTA 2030 quanto a emissões, seguranças e investimentos em P&D. A esse fato se atribui um aumento de demanda por novas tecnologias, peças, componentes vindos dos mais variados mercados para compor os carros feitos aqui.

Toda essa demanda também veio atender um crescimento das exportações como alternativa para compensar as perdas do mercado interno durante o ápice a crise econômica. Esse conjunto de acontecimentos sugere um novo olhar para o formato tributário na matriz de compra e vendas das empresas ligadas à indústria automobilística.

Compra de peças, componentes, tecnologias, serviços, exportações, importações, todo esse movimento requer uma estratégia para o melhor aproveitamento dos benefícios fiscais. Assim será possível reduzir a carga tributária que recai sobre o setor e impacta diretamente nos custos e na competitividade das empresas.

Mais importante que apenas buscar preços competitivos dos seus insumos, o desafio dessa indústria está em encontrar o cenário mais favorável para as comprar e vender seus produtos.

A palavra de ordem é otimizar a "origem de insumos", ou seja, usar de todos os mecanismos tributários disponíveis para o setor, afim de comprar e vender peças, componentes e produto final com o melhor custo, a menor tributação e o consequente aumento de competitividade.

Onde será melhor comprar componentes? Importar da Ásia ou de países que mantém acordos automotivos com o Brasil (como México, Mercosul), de onde é possível a aquisição com menor custo de importação?

Essa visão de melhor cenário só será possível quando a indústria se "debruçar" sobre os aspectos tributários que envolvem os vários benefícios fiscais, acordos bilaterais e outros fatores que influenciam o custo final. Esse é o grande desafio do setor para reduzir impostos e aproveitar da melhor forma esses mecanismos legais.

Um eficiente Planejamento Tributário pode apontar a visão real de quais benefícios e mecanismos tributários devem ser aplicados para tornar a matriz de compras mais flexível e mais aberta a novas possibilidades, com o melhor uso dos incentivos fiscais. A redução tributária precisa nascer com o produto e não apenas no momento de compra e venda. Por isso é vital para o setor a sinergia entre a área Tributária e a área de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), junto com o início de cada produto, de cada projeto. Assim, será possível gerar uma análise apurada de impacto que vai facilitar, e muito, a tomada de decisão.

A cada novo investimento anunciado pelo setor, o planejamento do custo tributário precisa estar na base da formação de preços. Por isso, as áreas de Compras e Finanças das empresas do setor vão ter novos desafios a superar na gestão tributária de novas matrizes de compra. Assim, poderão identificar e planejar a aplicação dos vários benefícios fiscais disponíveis dentro do processo, buscando o melhor aproveitamento e reduzindo custos com impostos.

Sob esse novo olhar, o estudo de precificação adequado, considerando os benefícios, também pode incentivar uma melhor aderência ao Transfer Pricing Brasil. A aplicação dos benefícios durante os estudos de P&D pode ser um facilitador e talvez até decisor, para enquadrar melhor os preços de transferência da empresa à legislação brasileira.

A restruturação da matriz de compras e vendas baseada no planejamento da ROTA 2030 vai desafiar os custos do futuro. Quem souber dominar essa verdadeira arquitetura tributária poderá ainda trazer ganhos de custeio e caixa para o cenário financeiro corporativo, escondidos em um emaranhado de benefícios fiscais e acordos bilaterais. Estender o planejamento de impostos à equipe de P&D é fundamental para o sucesso dos lançamentos que ainda vão rodar nas ruas brasileiras. Afinal, a busca constante por resultados e competitividade são itens obrigatórios e não podem ficar no ponto cego do retrovisor da indústria. Podem?

A Becomex é uma empresa especializada no gerenciamento integrado na área tributária e operações internacionais. Atua nos processos de governança fiscal e aduaneira com conhecimento aliado à tecnologia. Com profissionais altamente capacitados e metodologia exclusiva, contribuí para tornar as áreas tributária, contábil e aduaneira ainda mais estratégicas e lucrativas nas empresas. Com mais de 10 anos de atuação, atende cerca de 900 clientes de diversos segmentos, entre eles Grupo Votorantim, Tramontina, Ford, Renault, entre outros. Está presente em seis estados brasileiros, além do Distrito Federal, com mais de 300 colaboradores.

. Por Jersony Souza, diretor de Operações da Becomex. Formado em Ciências da Computação com especialização em Produção e Marketing é responsável na Becomex pelo relacionamento e gestão das operações no segmento automotivo. Atuou em projetos voltados à redução de custos, por meio do planejamento tributário e o uso otimizado de benefícios fiscais, associando tecnologia e melhores práticas na gestão de impostos, aplicadas aos benefícios fiscais.

Com mais de 29 anos de experiência em projetos de consultoria de processos para Indústrias, sendo 15 dedicados a operações tributárias, trabalhou na implementação de processos de gestão de custos Industriais, operações logísticas nacionais e internacionais, planejamento de operações intercompany, automação de processos fiscais e contábeis. |www.becomex.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira