Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2018 - 08:31

Tecon Salvador registra recordes de movimentação e de produtividade


Terminal supera marca de 20 mil contêineres movimentados em julho e obtém produtividade de 107 movimentos por hora.

O Tecon Salvador, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, atingiu no mês passado a marca de 20.316 contêineres (cntr) movimentados. O maior volume movimentado, até então, foi de 19.697 cntr, em outubro de 2017.

Um dos fatores que contribuíram para o resultado foi o aumento das exportações em julho, impulsionadas pelas vendas de polímeros e celulose — alta de 14% se comparado ao mesmo período de 2017. Os principais destinos da carga são: China, Bélgica, Índia, EUA e México.

De acordo com Patrícia Iglesias, diretora Comercial do Tecon Salvador, o bom desempenho é fruto do trabalho contínuo no desenvolvimento de novos negócios associados ao crescimento de performance, posicionando o Porto de Salvador como referência nas regiões Norte e Nordeste.

Produtividade – Em julho, o Tecon Salvador obteve também recorde de produtividade, com 107 contêineres movimentos por hora, durante operação com o navio E.R Berlin. A última marca registrada foi em janeiro deste ano, quando foram realizados 102 movimentos por hora.

—Além da redução de custos, em função da redução do port stay — tempo de permanência no porto — esse desempenho possibilita o cumprimento dos prazos nos portos seguintes, garantindo a regularidade das escalas em Salvador— ressalta Patrícia Iglesias.

A diretora comercial do Tecon Salvador explica que o resultado também é consequência da implantação do Navis N4, um software de gestão líder no mercado mundial e utilizado nos maiores terminais das Américas, Ásia e Europa, aliado aos investimentos em treinamento de equipe e na compra de três RTGs (Rubber Tyre Gantry Crane) — pontes rolantes sobre rodas utilizados na movimentação dos contêineres no pátio— que entraram em operação em 2017.

O Tecon Salvador é hoje um dos principais agentes de atração e retenção de investimentos para o estado da Bahia. Com uma área de 118 mil metros quadrados e capacidade para movimentar 435 mil TEU por ano, já investiu mais R$ 300 milhões desde sua inauguração, em 2000. O terminal conta com quatro mil metros de armazém alfandegado, 674 tomadas frigoríficas, 11 RTGs (sendo nove elétricos), e seis portêineres STS (Ship to Shore Super Post Panamax) — responsáveis pela movimentação de contêineres entre o navio e o pátio —.

Perfil — O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 180 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas — Portuário e logístico e Marítimo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: