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28/08/2018 - 08:38

Sopradores Atlas Copco contribuem na redução do consumo de combustível em alto mar


Os sopradores de parafuso isentos de óleo e energeticamente eficientes da Atlas Copco são fundamentais para a inovadora tecnologia de lubrificação a ar da Silverstream Technologies para embarcações oceânicas.

Alimentar grandes navios de cruzeiro e navios mercantes requer uma enorme quantidade de energia, e as companhias de navegação estão sempre procurando maneiras de reduzir os custos de combustível. Uma inovação recente, desenvolvida pela Silverstream Technologies, sediada em Londres, é o sistema de lubrificação a ar que incorpora a tecnologia de soprador de ar da Atlas Copco, que reduz o arrasto do casco e melhora a eficiência. A Silverstream é a primeira empresa a evidenciar economia de combustível usando este sistema patenteado.

O sistema utiliza uma série de unidades de liberação de ar cuidadosamente posicionadas no casco do navio, perto da proa, que criam um tapete de micro-bolhas. Este tapete reduz o arrasto, que por sua vez minimiza a quantidade de combustível necessária para impulsionar o navio para a frente. “A lubrificação a ar ajuda nossos clientes a economizar até 10% em combustível em embarcações maiores”, diz Noah Silberschmidt, CEO da Silverstream Technologies.

No coração do sistema está a necessidade de uma tecnologia confiável de soprador de ar. “O sistema usa um suprimento constante e confiável de ar comprimido”, explica Stephen Potts, chefe de Supply Chain da Silverstream. “Os sopradores de parafuso isentos de óleo ZS55 da Atlas Copco fornecem isso - nos dando a combinação certa de custo, desempenho e confiabilidade.”

A eficiência energética é um fator importante, pois a lubrificação a ar é mais eficaz quando os sopradores são altamente eficientes. “Os sopradores ZS da Atlas Copco são equipados com a tecnologia Variable Speed Drive (VSD) que ajusta automaticamente o fluxo, dependendo da velocidade de navegação. Isso reduz os custos de energia em até 30% em comparação aos sopradores de lóbulos convencionais e ajuda nossos clientes a otimizar sua eficiência energética”, afirma Klaas-Willem Roest, gerente geral do Marine Competence Center da Atlas Copco Compressor Technique.

Além disso, como o sistema de lubrificação a ar libera o ar diretamente no oceano ao redor da embarcação, é importante, do ponto de vista ambiental, garantir que a saída de ar não contenha poluentes. Stephen Potts explica: “O sistema ZS isento de óleo é perfeito para a Silverstream, uma vez que proporciona confiabilidade e saída livre de poluentes, suportando assim nossa forte posição ambiental”.

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