Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2018 - 07:49

Acciona vai universalizar serviços básicos por meio de sua fundação

Acciona.org proporciona acesso à energia fotovoltaica desde 2008 para populações rurais em locais isolados, e agora vai proporcionar acesso à água potável e saneamento.

A Acciona — empresa global de origem espanhola, líder em promoção, desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável - prepara-se para ampliar o acesso, de comunidades rurais e isoladas dos grandes centros, aos serviços básicos, como energia renovável, água, saneamento e infraestruturas, por meio de sua Fundação, conhecida anteriormente como Acciona Microenergia, e que agora passa a ser chamada de Acciona.org.

A Fundação mantém projetos de acesso à energia renovável, já realizados desde 2008 em locais como o México e o Peru, e agora desenvolverá também projetos de tratamento de água e saneamento, para o benefício de comunidades rurais isoladas, sem perspectiva de acesso a esses serviços. Sob o lema “The Energy & Water Foundation”, a Acciona.org utiliza, nestas ações, a base de serviços prestados pelo Grupo Acciona nos setores de energias renováveis, água, saneamento e infraestruturas.

A Acciona.org utiliza o modelo de microempresa social, envolvendo as comunidades locais e agentes institucionais de cooperação internacional. Nesta nova etapa, a instituição também aprofundará o envolvimento do voluntariado corporativo da Acciona, aproveitando o know-how de seus profissionais, por meio da participação voluntária, nas soluções para proporcionar serviços de água potável, saneamento e energia.

A primeira iniciativa que proporcionará todos os serviços básicos para comunidades rurais é o Programa Encasa, que está sendo desenvolvido na cidade de Oaxaca, no México, como resultado da parceria entre a Acciona.org, o governo de Oaxaca e as agências estatais para o desenvolvimento da Espanha (AECID) e do México (AMEXCID). Para isso, a Fundação está projetando sistemas técnicos e sustentáveis que se adaptam economicamente à geografia, ao clima e aos costumes rurais da região.

Os modelos serão testados em um projeto piloto que, além do acesso à eletricidade, água potável e saneamento, também dará acesso a fogões a gás seguros para mais de 50 famílias de localidades com menos de 500 habitantes. O serviço elétrico será estendido a mais de mil residências locais. Posteriormente, este projeto poderá ser replicado em países de toda a América Latina.

Acciona.org — A Fundação Acciona.org centraliza as iniciativas de cooperação do grupo Acciona, voltadas ao acesso a serviço básicos para as comunidades desfavorecidas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Atualmente, há no mundo 1 bilhão de pessoas sem acesso à eletricidade, 600 milhões sem acesso à água potável, 2 milhões que necessitam de instalações de saneamento e 3 milhões que utilizam métodos inseguros para cozinhar.

As consequências da carência de serviços básicos são, principalmente, problemas sanitários como as doenças causadas pela ingestão de água contaminada, causando quase dois milhões de mortes a cada ano, e as doenças pulmonares e oculares, relacionadas à fumaça gerada por métodos precários de iluminação e cozimento, responsáveis por 4 milhões de mortes prematuras anualmente.

Ativa desde 2008, a Acciona.org - antes Acciona Microenergía - já proporcionou acesso à luz elétrica para 50 mil pessoas de regiões rurais isoladas no México e no Peru, sem perspectiva de cobertura pelas redes de distribuição de energia convencionais, o que até o momento era o foco de suas atividades. Isso ocorreu por meio de programas economicamente sustentáveis, com um modelo de atuação de “microempresa social” que fornece, por meio de sistemas fotovoltaicos domiciliares, um serviço básico de eletricidade acessível aos usuários de baixíssima renda.

No Peru, na região de Cajamarca, a Fundação fornece energia elétrica a quase 4 mil residências além de centros comunitários como escolas, igrejas e centros de saúde. Também no Peru, a Fundação conduz o Programa Luz Em Casa Amazônia, pelo qual proporcionará, pela primeira vez, o acesso à eletricidade para mil residências da bacia peruana do rio Napo, afluente do rio Amazonas, devendo depois replicar o modelo em outras bacias da região amazônica. Já no México, a Fundação implantou o Programa Luz em Casa Oaxaca, que já levou eletricidade a mais de 7.500 famílias.

A acciona.org também participa de outras iniciativas como o projeto Shire, para levar eletricidade aos campos de refugiados da Etiópia.

Perfil — A Acciona é um grupo líder em soluções sustentáveis de infraestruturas e projetos de energias renováveis em todo o mundo. Sua oferta abrange toda a cadeia de valor do projeto, construção, operação e manutenção. A empresa, que alcançou 7,254 bilhões de euros em resultados de vendas em 2017, está presente em mais de 40 países, nos quais desempenha suas atividades empresariais, pautada pelo compromisso de contribuir com o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

O objetivo da Acciona é liderar a transição a uma economia de baixo carbono, para isso adota em seus projetos critérios de qualidade e processos de inovação visando aperfeiçoar o uso eficiente dos recursos e o respeito ao entorno. | www.acciona.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: