Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2018 - 08:22

Educação Infantil de qualidade

Frequentemente encontramos pais preocupados em proporcionar uma educação de excelência para seus filhos e, muitas vezes, nessa busca, procuram uma escola de qualidade para as séries finais e ensino médio, visando um bom preparo para a universidade. Adiam a formação inicial pensando ser essa uma fase em que o mais importante é o cuidar.

Sabemos que os bebês nascem com potencialidades para aprender, mas a aprendizagem verdadeiramente acontece em sua relação com o entorno, pleno de experiências enriquecedoras. De acordo com os postulados de Vygotsky, o conhecimento é construído pelo sujeito na relação com os outros e com o mundo.

A aprendizagem é uma transformação e uma adaptação ao ambiente e as pessoas. Para ajudar uma criança a aprender é preciso construir significados e consolidar experiências. Isso se dá em uma escola de Educação Infantil que tenha a responsabilidade e a honestidade de conhecer as diferentes fases do desenvolvimento infantil, suas necessidades e as intervenções adequadas para o desenvolvimento integral do aluno. Piaget, um grande teórico do desenvolvimento cognitivo, afirma que o pensamento infantil avança e, consequentemente, diminui o egocentrismo na medida em que a criança sente a necessidade de se relacionar, o que é favorecido pela escola.

As instituições de Educação Infantil são hoje indispensáveis na sociedade e por isso esta experiência precisa ser muito mais qualificada, não podendo ser reduzida a um lugar em que a família deixa a criança nos momentos em que não pode ficar com ela.

A neurociência afirma que o circuito social e emocional do cérebro de uma criança aprende por meio dos contatos e das conversas que ela encontra durante o dia. Essas interações moldam o seu circuito cerebral. Assim, é de grande responsabilidade a escolha de uma escola de Educação Infantil. É lá que os nossos filhos terão as primeiras experiências que consolidarão o alicerce para as futuras aprendizagens.

. Por Clélia Scarpa Seara, coordenadora pedagógica do Colégio Energia de Florianópolis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira