Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2008 - 10:43

Caso Isabella Nardoni comove o país

Para o presidente do IMAG-DF, desembargador Valter Xavier, tempo é fundamental para o amadurecimento do caso e apontamento do culpado.

Brasília – Há muito tempo, a sociedade brasileira não discutia um crime tão incisivamente, quanto o faz agora em torno do assassinato de Isabella Nardoni. O caso é destaque nos meios de comunicação há várias semanas e toma conta do cotidiano das pessoas, que se comovem com a morte da menina.

A exemplo do caso Madeleine, que mobilizou a Europa, o assassinato da menina Isabella, em São Paulo, intriga a sociedade e deixa todos ansiosos pela elucidação do crime. Entretanto, por se tratar de uma trama complexa, a investigação demanda tempo.

Segundo o desembargador Valter Xavier, presidente do Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (IMAG-DF), a Justiça brasileira deve elucidar casos como este com parcimônia, isonomia e lisura, sem ceder a pressões da sociedade ou da imprensa por soluções instantâneas. “A Justiça não pode ser muito rápida, pois isso atrapalha o amadurecimento do caso e incita decisões sob forte emoção. Sabemos todos que a emoção não costuma ser a melhor das conselheiras. Vejo muita precipitação no caso Isabella Nardoni”, considera.

De acordo com o desembargador, para que um suspeito seja condenado de um crime é necessário haver provas materiais que permitam a acusação. No caso Isabella Nardoni, tempo é fundamental para o aprofundamento das investigações e uso de todos os recursos disponíveis. Perícias, depoimentos, estudos científicos, teses e remontagens devem ser usadas até serem esgotadas, para que de todo o processo derive uma resolução pautada pelo uso de todos os mecanismos possíveis.

Para Valter Xavier, se as instituições brasileiras, nas suas distintas esferas, cumprirem com seu papel social - a Justiça, julgar e a imprensa, informar, por exemplo - dentro em breve, será possível saber a verdade, mas tudo no seu devido tempo. “Entendo que muita gente quer achar um culpado logo, sem se preocupar em descobrir o que realmente aconteceu. Deve-se investigar o caso com toda a calma, pois a acusações infundadas prejudicam o inocente e favorecem o culpado”, finaliza.

Perfil da IMAG-DF – O Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (IMAG-DF) entidade sem fins lucrativos, e sem vínculos com órgãos governamentais e instituições privadas, foi criado em 1999 por integrantes do Poder Judiciário da União sediados no Distrito Federal. O órgão divulga e debate temas relevantes para a sociedade, com vistas a colaborar na atualização e no aperfeiçoamento do ordenamento jurídico nacional, tanto apresentando sugestões quanto defendendo ou criticando a legislação vigente ou em elaboração, além de jurisprudência. A liberdade e a independência de seus integrantes é a principal bandeira e a garantia de isenção na análise das questões mais polêmicas e importantes para a vida nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: