Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2008 - 09:39

Porto de Itajaí terá nova dragagem de aprofundamento

Expectativa é realizar a obra ainda em 2008.

Os membros do Porto Municipal de Itajaí que acompanham a comitiva empresarial à Holanda já comemoram os resultados da viagem. Além do contato direto com os maiores investidores mundiais no mundo, a proximidade com os principais cargos do governo federal durante a estadia foi suficiente para garantir outra importante obra para Itajaí: uma nova dragagem para aprofundamento do canal de acesso ao porto, que passaria de 11 para 12 metros de calado, suficiente para receber navios com até 300 metros de comprimento.

Segundo a superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, a possibilidade de apresentar pessoalmente o porto aos maiores investidores do setor já justificaria a viagem. “Mas conseguimos ir além. Na mesma comitiva estão presentes o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Britto, além do presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho. Aproveitamos a presença de todos e conseguimos resolver questões de grande importância”, explica.

Eliane ressalta que o processo de liberação de recursos para a nova dragagem em Itajaí fazia parte de um pacote onde também havia verba para dragagem no porto de São Francisco do Sul. O problema, segundo a superintendente, é que apesar de realizar o processo de licenciamento ambiental de forma “planejada e criteriosa”, São Francisco do Sul só conseguiria a documentação necessária no fim do segundo semestre. “Sensibilizamos o presidente da República sobre o fato de Itajaí já estar adiantado no processo ambiental, muito próximo de conseguir mais essa licença. Assim, não seria justo esperar o desenrolar da situação em outro porto. Depois da conversa, ficou decidido que Itajaí terá um rito próprio no processo”, comemora.

Com a medida, a superintendente acredita que Itajaí estará apta a executar a obra ainda em 2008. “Itajaí já possui R$ 25 milhões previstos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a dragagem. A Fundação Estadual do Meio ambiente (FATMA) tem nos prestado as orientações necessárias para cumprimento de todas as etapas necessárias para o licenciamento. Receber navios maiores significa movimentar um volume maior de cargas e, para nós, além do melhor desempenho e resultado para as empresas, um maior volume de cargas significa acima de tudo uma maior capacidade de geração de trabalho e renda para a população”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: