Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2018 - 07:29

Economia turca cresce 7,4% no 1º trimestre, diz TurkStat

A economia turca excedeu as expectativas crescendo 7,4% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados do Instituto de Estatísticas Turco (TurkStat), que é estatal, publicados no dia 18 de junho (segunda-feira).

O crescimento no último trimestre de 2017 foi de 7,3%, os analistas estavam esperando um crescimento por volta de 7% para o primeiro trimestre de 2018.

O Produto Interno Bruto (PIB) pelos primeiros três meses também cresceu em 21,9% em relação ao primeiro trimestre do ano passado e alcançou 792,7 bilhões liras turcas — quase US$ 207,5 bilhões).

Os dados também revelam uma de escalada de 11 pontos no consumo das famílias, um aumento de 9,7 pontos na formação bruta de capital fixo e um aumento de 3,4 nos gastos do governo em bens e serviços, de acordo com o site BloombergHT.com.

Entre os setores, o valor agregado da agricultura no PIB aumentou 4,6%, enquanto que a indústria viu escaladas de 8,8% e a construção de 6,9%. O valor agregado total de serviços, incluindo transporte, comércio, acomodação e comida, expandiu 10%.

A remuneração de empregados teve uma partilha de 37,8% no PIB, enquanto que isso foi 38,8% para o 1º trimestre de 2017.

As primeiras reações aos dados vieram do presidente, Recep Tayyip Erdogan, e do ministro da economia, Nihat Zeybekci, através do Twitter.

“Estamos continuando a sermos uma das economias que crescem mais rápido no mundo”, escreveu Erdogan.

“Apesar de todos ataque econômicos e complôs, estamos continuando com um crescimento forte sobre fundações macroeconômicas concretas!”

“Demos a resposta necessária às agências internacionais que rebaixaram suas previsões para o crescimento [da economia turca]. Em breve eles vão começar a melhorar suas expectativas”, escreveu Zeybekci.

Mike Harris, fundador da Cribstone Capital Management e estrategista de mercados emergentes, disse que o crescimento foi forte mas desbalanceado durante uma entrevista com o serviço em turco da TV Bloomberg.

“Se o crescimento fosse balanceado, a inflação não seria assim tanto um problema e a lira turca não estaria sob tanta pressão. Isso é crescimento desbalanceado”, disse ele.

Os economistas agora esperam um crescimento estreito para o 2º trimestre do ano, durante o qual a lira turca perdeu valor significante contra as moedas estrangeiras.

“O ponto é o que os dados do 2º trimestre vão ser. Indicadores preliminares mostraram que a economia vai diminuir de velocidade no 2º trimestre”, disse Muammer Komurcuoglu, um economista na Is Investimentos, disse em uma nota aos clientes, de acordo com o Hürriyet Daily News.

Ele também acrescentou que haviam diminuído a previsão deles para o crescimento de 2018, de 5,5 para 4%.

O banco central da Turquia também publicou resultados de uma pesquisa na segunda-feira indicando que a expectativa de crescimento para ao final de 2018 era de 4,2%. | Turkish Minute

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira