Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2018 - 07:35

GE anuncia plataforma inovadora de armazenamento de energia

A plataforma Reservoir permite a utilização de energia renovável, melhora o desempenho da rede e permite geração elétrica mais distribuída.

As energias renováveis vêm ganhando um papel de destaque cada vez mais na matriz energética do Brasil — principalmente quando falamos da energia que vem dos ventos. A energia eólica foi introduzida no Brasil em 2009 e em menos de dez anos o país tornou-se o 8º maior gerador do mundo, segundo o ranking do Global World Energy Council (GWEC) de fevereiro de 2018.

E as perspectivas para essa fonte de energia são cada vez melhores — projetada para atingir 14% da capacidade instalada até 2026. Diante desse cenário e contribuindo para uso das energias renováveis, a GE anunciou uma nova plataforma de armazenamento de energia, o GE Reservoir. Com a possibilidade de se integrar a toda rede elétrica, a solução permite a complementariedade da energia renovável com a tradicional, podendo melhorar o desempenho da rede e permitir uma geração mais distribuída, além de potencialmente reduzir custos.

A inovação está no sistema de gestão das baterias (BMS), que é de propriedade da GE e chamado de Blade Protection Unit (BPU), bem como na utilização de contêineres pré-fabricados que são montados com as baterias em fábrica, sendo enviados já prontos para a instalação à planta do cliente.

“A plataforma permite distribuição, armazenamento e utilização de energia mais limpa onde e quando for mais necessária. Ela se adapta em praticamente todos os locais, desde sistemas de rede centralizados até comunidades mais remotas”, explica Rodrigo Salim, líder de Baterias e Soluções de Armazenamento de Energia da GE Power. “A modularidade da solução permite que diferentes valores de potência e energia, MW e MWh, respectivamente, possam ser fornecidos aos clientes, mantendo o processo de montagem e instalação do sistema extremamente simples. A montagem do sistema em fábrica também garante potencialmente ao sistema da GE uma das maiores densidades de MWh/m2 do mercado”.

Com o Reservoir, também é possível “conectar o sistema de baterias diretamente no barramento de corrente contínua, DC, das plantas solares”, comenta Rodrigo. “Com isso, a eficiência total do processo de armazenamento de energia, incluindo carga e descarga, pode crescer de maneira significativa, permitindo também que as perdas por sombreamento ao longo do dia, no início da manhã e no início da noite, sejam potencialmente reduzidas, pois o conversor DC-DC do sistema de baterias pode trabalhar com tensões mais baixas, carregando as baterias mesmo em momentos de pouca irradiação, quando não se pode injetar energia na rede”.

A solução também é equipada com sensores que coletam informações sobre o estado de carga, temperatura, tensão, corrente e outros fatores. Os dados podem ser enviados para um centro remoto de operações, onde modelos de degradação são utilizados, também proprietários e desenvolvidos no Centro de Pesquisas Global da GE, em Niskayuna (Estados Unidos), para determinar a vida útil do sistema de baterias. Com isto, poderia ser possível antecipar potenciais falhas, e potencialmente garantindo uma disponibilidade maior do sistema, podendo também determinar se a degradação do sistema está conforme o planejado, ou com taxas distintas ao projetado.

Com isso, o Reservoir se torna uma plataforma de armazenamento de energia completa para ajudar a atender às necessidades em constante mudança do setor de energia. Além de oferecer aos clientes alto nível de flexibilidade, potencial eficiência operacional em geração híbrida, operação de rede e gerenciamento de energia.

A novidade vem aliada com a perspectiva de crescimento das energias renováveis na América Latina. “O setor energético está passando por uma mudança inédita com o crescimento das energias renováveis, descentralização da energia e com a digitalização criando desafios e oportunidades na geração, transmissão e distribuição de energia”, comenta Emanuel Bertolini, Gerente Geral de Grid Solutions Américas, divisão da GE Power. "O Reservoir oferece um novo tipo de sistema de energia que os clientes estão procurando para ajudar no gerenciamento do próximo capítulo da eletricidade".

O Reservoir expande a atuação de dez anos da GE na área de armazenamento de energia e se baseia casos de sucesso recentes. No ano passado, a GE lançou a primeira turbina a gás híbrida do mundo e foi a primeira a entrar no mercado com aplicações avançadas para turbinas a gás e eólicas híbridas, com capacidade “Black Start”. No mês passado, a GE anunciou ainda um novo projeto de 41MW/41MWh com o Grupo Arenko para construir um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do mundo no Reino Unido. No total, a GE conta com uma capacidade de armazenamento de energia de mais de 200MWh em sistemas em operação, em construção, ou com início de construção já planejado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: