Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2018 - 08:34

Rio de Janeiro dispara na atratividade para fontes limpas no mercado livre de energia

Estado já ocupa a quinta posição no ranking nacional.

São Paulo — A FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade, acaba de concluir a última edição do Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia do mês de junho. O levantamento mostra que o estado de São Paulo despencou cinco colocações no ranking, caindo da 13ª posição em janeiro para a 18ª em junho.

Já o Rio de Janeiro subiu no ranking de atratividade para fontes limpas no mercado livre de energia, passando da sexta posição, em janeiro deste ano, para a quinta em junho. O estado é superado apenas por Tocantins, Pará, Espírito Santo e Goiás.

O levantamento geral mostra que o período registra a maior queda da atratividade das fontes limpas de energia no mercado livre no ano, com a média de “0,507”, no comparativo com maio, que registrou “0,526”.

O ranking, tal qual o modelo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organizações das Nações Unidas (ONU), é calculado em um intervalo de “0,000” (para a menor atratividade) e “1,000” para a maior atratividade.

Pode-se considerar que valores no índice abaixo de 0,4 são tidos como inviáveis financeiramente para migração para o Ambiente de Comercialização Livre (ACL). Entre 0,4 e 0,6 como viabilidade moderada, entre 0,6 e 0,8, de boa viabilidade e acima de 0,8, com alta viabilidade.

“Com base nesse estudo, as empresas podem calcular se vale a pena migrar para o ambiente livre em cada unidade da federação”, afirma Erick Azevedo, sócio diretor da FDR Energia. “Podemos também perceber uma elevação nos preços devido ao regime de chuvas”, complementa.

Perfil — A FDR Energia foi estabelecida em 2017 por meio da reunião de experientes profissionais do mercado. Com R$ 350 milhões de faturamento e 200 MW médios comercializados por mês, atua nas áreas de comercialização de energia e estruturação de ativos. A empresa conta também com projetos de centrais geradoras com 58 MW de capacidade e mais de 100 clientes supridos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: