Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2018 - 07:30

Coppe e Tsinghua promovem simpósio mundial de bioenergia

A Coppe/UFRJ e a Universidade de Tsinghua promovem, de 18 a 22 de junho(segunda a sexta-feira), o 11º Simpósio Mundial de Bioenergia (WBS, na sigla em inglês). O evento é presidido pelo vice-diretor da Coppe, professor Romildo Toledo, e pelo professor Dehua Liu, da Universidade de Tsinghua (China). Esta edição do WBS está sendo realizada no Hotel Windsor – Covention & Expo Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), em paralelo à Conferência Mundial de Energia do Hidrogênio (WHEC 2018).

A Universidade Federal do Ceará, o Centro China Brasil de Mudanças Climáticas e Tecnologias Inovadoras para Energia e o China-Latin America Joint Laboratory for Clean Energy and Climate Change são co-organizadores do evento. O WBS é um dos principais eventos técnico-científicos internacionais sobre bioenergia e biocombustíveis. O simpósio abordará aspectos referentes a tecnologias de produção, matérias-primas, ciclo de vida dos biocombustíveis, qualidade dos biocombustíveis, além de questões de logística e economia na operação dessas estruturas. O evento contará com a participação de cerca de setenta participantes internacionais, haverá cerca de cinquenta especialistas chineses.

Os presidentes do simpósio, professores Romildo e Dehua, farão as considerações iniciais do evento na segunda-feira, 18 de junho, às 14h, na sala Oceania 5, 2º andar do Centro de Convenções do Hotel Windsor. Seis professores da Coppe farão apresentações ao longo do simpósio. Hoje, segunda-feira, das 14h30 às 15h, o professor Luiz Pinguelli Rosa, diretor de Relações Instituições da Coppe, traçará um panorama do setor energético brasileiro.

Na terça-feira, às 15h, o professor Argimiro Secchi apresentará o ambiente para modelagem, simulação e otimização de biorefinarias (EMSO). Às 16h20, o professor Victor Teixeira fará uma apresentação sobre catálise, intitulada “Catalytic dry reforming of methane over Ni/?-Mo2C catalysts”.

No dia seguinte, 20 de junho, o professor Márcio D´Agosto fará uma apresentação sobre biocombustíveis e os desafios da descarbonização. Às 14h, a professora Suzana Kahn Ribeiro, explicará o papel da biomassa no contexto das mudanças climáticas. Na mesma sessão, o professor Romildo Toledo discorrerá sobre o uso de biomateriais na construção civil, trazendo a experiência acumulada na Coppe em pesquisas sobre o potencial do bambu, das fibras vegetais e do concreto ecológico. Às 16h, os professores Romildo e Dehua Liu farão as considerações finais do simpósio.

. Mais detalhes sobre o evento na página http://wbsrio.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: