Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2018 - 07:33

Prefeito do Rio apresenta carros elétricos da Comlurb para coleta de lixo em hospitais


O prefeito Marcelo Crivella apresentou, no dia 5 de junho (terça-feira), data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, os três veículos 100% elétricos da Comlurb que estão sendo utilizados na coleta de resíduos biológicos em hospitais da rede municipal. Os veículos, tipo furgão, são ambientalmente sustentáveis, com 0% de emissão de gases de efeito estufa e produzem baixíssimo ruído. Eles têm capacidade de carga de 750 kg e vida útil cinco vezes superior à dos veículos movidos a combustível fóssil. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo.

"No segundo semestre vamos começar a trocar também a nossa frota de caminhões de coleta residencial. Aos poucos, a frota receberá veículos elétricos, até que todos sejam assim. É economia para a cidade e, sobretudo, um ganho para a saúde dos nossos moradores", destacou Crivella.

Os furgões elétricos são usados na coleta de lixo hospitalar nas cinco maiores unidades da rede pública municipal: Souza Aguiar (Centro), Miguel Couto (Gávea), Salgado Filho (Méier), Hospital-Maternidade Leila Diniz e Lourenço Jorge (ambos na Barra da Tijuca).

"A economia é grande. Além da vida útil maior, o carro elétrico representa um quinto do custo de um carro movido a combustão. Os veículos foram muito testados, e aprovados, e já estão em uso. A Comlurb busca sempre inovações", afirmou o presidente da companhia, Tarquínio Prisco.

Por praticamente não fazerem ruído, os veículos podem operar em áreas residenciais durante a noite. A recarga das baterias é feita em totens na garagem da Comlurb em Bangu, na Zona Oeste da cidade. Para recarregar são necessários 120 minutos. E os carros têm autonomia de 250 km. A velocidade média, em meio urbano, é de 50 km/h.

A Comlurb trabalha com uma equipe de 529 garis, em sistema de plantão 24 horas, na limpeza e coleta dos resíduos dos cinco hospitais. Mensalmente, são coletadas 58,6 toneladas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: