Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2018 - 07:14

15 motivos que fizeram a FCA ser única empresa do setor a participar do Fórum Mundial das Águas

A FCA é a única empresa do setor automotivo a participar do Fórum Mundial das Águas, que termina no dia 23 de março(sexta-feira), em Brasília. A presença no maior e mais importante encontro do mundo sobre água é resultado da conquista do Prêmio ANA 2017. Realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, a premiação reconhece as melhores iniciativas que contribuem para gestão e uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil.

Representando o setor industrial, a FCA irá compartilhar sua experiência nas 11 plantas de veículos, motores, transmissões e componentes automotivos na América Latina. Realizado a cada três anos em diversos países desde 1997, o 8º Fórum Mundial da Água reunirá mais de 45 mil pessoas, vindas de mais de 150 países, com o tema central “Compartilhando Água”.

As principais ações e resultados que levaram a FCA a participar do Fórum Mundial das Águas: 1) A água utilizada no processo produtivo é proveniente das estações de tratamento de efluentes. O índice de recírculo é de mais de 99%, ou seja, o efluente é tratado e retorna para o processo produtivo.

2) O recorde nacional de recírculo de água é do Polo Automotivo Fiat, em Betim: 99,6%. O total de água recirculada seria suficiente para abastecer 318.000 pessoas/mês.

3) No Polo Automotivo Fiat, os investimentos em sistemas de recírculo começaram há mais de 20 anos. Em 2010, com investimento de mais de R$ 10 milhões, a FCA foi pioneira na América Latina na instalação de tecnologias inovadoras, como Membranas (MBR) e Osmose Reversa.

4) A estação de tratamento do Polo Automotivo Jeep, em Goiana (Pernambuco), é uma das maiores do Nordeste, com capacidade de 150 mil litros/hora. Em um mês, cerca de 28 mil m³ de água (equivalente a oito piscinas olímpicas) deixam de ser captados da rede pública de abastecimento.

5) Nas estações de tratamento da FCA, diariamente, são monitorados em laboratórios próprios os parâmetros de qualidade do efluente. Medidores online com equipamentos de última geração são os diferenciais que garantem a eficiência de todo o processo.

6) Na planta de motores de Campo Largo, no Paraná, 30% do consumo é proveniente da captação de água de chuva.

7) Na planta de Córdoba, na Argentina, 750.000 litros de água de chuva são reaproveitados por ano.

8) No Polo Automotivo Jeep, o consumo de água por veículo produzido reduziu, em um ano, 45%.

9) De 2010 a 2017, a redução do consumo de água nas plantas da FCA na América Latina foi de 59,2%.

10) Muitas soluções para reduzir o consumo de água são identificadas pelos funcionários que, em todos os níveis hierárquicos, estão engajados para o consumo consciente. Entre 2015 e 2017, foram mais de 200 projetos desenvolvidos, com redução de mais de 255 mil m³ de água, volume equivalente a 102 piscinas olímpicas.

11) A preservação da biodiversidade é um diferencial. No Polo Automotivo Jeep, desde 2014, foram plantadas mais de 70 mil mudas de Mata Atlântica de 289 diferentes espécies, produzidas no viveiro próprio. Muitos animais selvagens, como a Jaguatirica, já foram observados voltando ao seu habitat. A meta é alcançar até 2024 o plantio de 208 mil mudas, com criação de 304 hectares de área verde e corredores ecológicos. É um dos maiores projetos de recuperação da Mata Atlântica em curso no país.

12) A planta de Campo Largo possui uma área natural preservada de cerca de 106 hectares de floresta com araucária, que corresponde a 0,16% da área total preservada no Paraná. Com rica diversidade de fauna e flora, possui cinco nascentes, totalmente recuperadas e, hoje, protegidas. A geração de água dessas nascentes representa 10 vezes o consumo de água da fábrica.

13) Compartilhar os valores da sustentabilidade é um compromisso da FCA. No Polo Automotivo Jeep, são realizadas ações de educação ambiental em escolas públicas. No total, são 874 professores beneficiados, 129 escolas atendidas e 21.075 estudantes assistidos em projetos de educação ambiental.

14) A FCA desenvolve o projeto Aqueduto, que avalia cenários futuros a partir da análise de aspectos ambientais, técnicos, geográficos, sociais e econômicas, para os próximos 30 anos. O objetivo é criar estratégias para mitigar riscos e impactos futuros na gestão hídrica.

15) O Polo Automotivo Fiat foi a primeira fábrica de automóveis leves e de passeio no Brasil a ter o Sistema de Gestão Ambiental certificado pela ISO 14001, em 1997. Também foi pioneira na conquista da ISO 50001, de gestão de energia, em 2013. Em menos de um ano de operação, o Polo Automotivo Jeep também conquistou essas importantes certificações. Em 2016, o Polo Jeep também se tornou a primeira fábrica do setor na América Latina a neutralizar as emissões de carbono.| Vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=g5kgKn3PwHg

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: