Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/01/2018 - 08:08

Indra permite que cidades reduzam em mais de 45% gastos com energia de iluminação

E mais de 35% no consumo de água de irrigação. Entre os benefícios do City Landscape Manager, solução inovadora para gestão e operação em tempo real dos serviços de cidades, estão a redução dos custos de coleta seletiva de resíduos em, pelo menos, 11% e a redução à metade do tempo que o cidadão leva ao buscar estacionamento. Indra facilita que prefeituras tenham operação centralizada e integrada de todos os serviços verticais, como mobilidade, segurança e meio-ambiente, melhorando seu planejamento, bem como a tomada de decisões graças às suas capacidades analíticas e de simulação de cenários. City Landscape Manager, que já está sendo implantado na prefeitura de Logroño, foi demonstrado no Smart City Expo World Congress de Barcelona.

São Paulo — A Indra, uma das principais empresas globais de consultoria e tecnologia, desenvolveu a ferramenta mais avançada do mercado para gerir e operar de forma centralizada e em tempo real todos os diferentes serviços e soluções das cidades inteligentes, além de realizar o acompanhamento dos resultados obtidos. City Landscape Manager permite alavancar a eficiência e oferecer melhorias na gestão dos serviços, repercutindo positivamente na qualidade de vida dos cidadãos.

O uso de apps móveis conectados à solução para prover informações sobre vagas de estacionamento e do tráfego da região possibilita reduzir até pela metade o tempo empregado pelos motoristas pela busca de vagas. Além de contribuir para a redução de engarrafamentos, a solução contribui também para a redução das emissões de gases poluentes dos veículos, que precisam dar menos voltas para encontrar um local de estacionamento.

Outro importante benefício para as cidades é a redução dos custos de coleta seletiva de resíduos em pelo menos 11% graças à utilização de sensores que controlam o nível de preenchimentos de contêineres. São otimizados, assim, a frequência e o tempo de coleta, reduzindo as horas de trabalho desnecessárias e contribuindo para a melhora do meio ambiente graças à redução do número de caminhões em circulação.

A solução da Indra também permite reduzir em mais de 35% o consumo de água para irrigação graças ao cruzamento de dados com o serviço de meio ambiente e meteorologia (por exemplo, o grau de umidade da terra e a previsão de chuvas), que fará com que se regue somente quando não tenha chovido e que se adapte a quantidade de água às necessidades de cada parque ou jardim.

Além disso, o sistema também ajuda na redução de, pelo menos, 45% da fatura energética de iluminação e edifícios públicos graças às políticas de eficiência energética. A economia, neste caso, é produzida pela mudança de luminárias LED e regulação por sistemas M2M (presença e tipo de zona), que permitem aumentar ou reduzir a intensidade da iluminação em função da detecção da presença de pessoas ou veículos. Facilita, além disso, o controle remoto dos edifícios com o consumo setorizado por pisos e salas, permitindo comparar os consumos para estabelecer políticas sobre temperatura em seu conjunto.

“City Landscape Manager é um centro virtual de gestão inteligente capaz de gerir de forma integrada tanto os eventos planejados quanto os que não são, cruzar a informação dos diferentes serviços e soluções verticais e melhorar a tomada de decisões” explica Alberto Bernal, diretor global de cidades inteligentes Indra. “Isso é possível graças às suas capacidades analíticas e de simulação, que permitem realizar predições a partir da reprodução de procedimentos de atuação utilizados em eventos similares do passado, para gerar serviços públicos cada vez mais adaptados às necessidades do cidadão” afirma.

“Este sistema de gestão inteligente está construído sobre o Minsait IoT Sofia2, (http://sofia2.com), a plataforma Internet of Things da unidade de transformação digital da Indra e utiliza suas capacidades Big Data e de aquisição da informação para gerar os serviços avançados de operação, monitoramento, análise e melhoria da gestão da cidade”, finaliza Bernal.

Visão 360º da cidade — A solução contempla três perfis reais e diferenciados na gestão municipal: gestor dos serviços ou áreas da cidade, prefeito e cidadão/turista. O gestor ou operador monitora os indicadores dos diferentes serviços verticais da cidade e compacta os dados para atuar em tempo real ou planejar atuações que garantam o adequado funcionamento da cidade e o bem-estar dos cidadãos (por exemplo, políticas de restrição da circulação de veículos e criação de campanhas de mobilidade em bicicleta a partir de dados históricos sobre seu uso). A ferramenta também coleta, por meio das redes sociais, a percepção do cidadão como sensor sobre os serviços ou eventos que ocorrem na cidade.

O prefeito, por sua parte, pode acessar, a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel, a informação mais relevante sobre o que ocorre na cidade com os dados associados ao histórico de interações (timeline) em redes sociais entre a prefeitura e o cidadão (por exemplo, pode ler um comentário no Twitter que fala positivamente de um serviço e visualizar gráficos sobre a percepção dos cidadãos em diferentes áreas), ao planejamento de recursos em cada área a à informação de contexto sobre eventos aos quais prevê manter. Outras importantes contribuições são os indicadores de gestão, que mostram em todos os momentos o nível de conformidade em relação aos objetivos estabelecidos (exemplo, redução de emissões ou acidentes de trânsito) e que podem ser comparados com os de outras cidades por meio de técnicas de benchmarking.

Por fim, a solução coloca à disposição do cidadão um site que o permite ter ao alcance de suas mãos e com suficiente antecedência toda a informação prática da cidade (incidências, meio ambiente, tráfego, eventos). Inclui também indicadores da cidade além de uma ferramenta de comunicação bidirecional que permite reportar incidências e receber avisos por parte da prefeitura sobre sua resolução (por exemplo, um poço em uma rua ou uma falha em um sistema de coleta de lixo). Todos os procedimentos estão ligados a um CRM Cidadão que facilita o monitoramento das interações e avalia o grau de satisfação dos cidadãos através das capacidades analíticas.

City Landscape Manager está sendo implantado atualmente na Prefeitura de Logroño junto a diversas soluções de âmbito vertical. Esta iniciativa permitirá que o governo municipal desenvolva serviços avançados que economizem energia e reduzam custos de manutenção e ineficiências nos processos de gerenciamento habituais da cidade, graças a uma visão global e integrada.

Líder em Smart Cities — A Indra é uma das poucas empresas a nível global capaz de proporcionar uma oferta integral no mundo das Smart Cities, que contempla, desde serviços ao cidadão, transporte e mobilidade, infraestruturas e eco-energia, segurança e emergência até a implantação de uma plataforma urbana para integrar e gerir a informação da cidade.

A companhia desenvolveu mais de 120 projetos neste âmbito em todo o mundo e participa das iniciativas internacionais mais destacadas, como Ciudad 2020, CPSE-Labs, Transforming Transport, Arrowhead, e-Vacuate ou Mobywallet. Também liderou o desenvolvimento, em A Coruña, da primeira plataforma de governo integral para uma Smart City na Espanha, que se tornou uma referência mundial para sua abordagem transversal.

Indra no Brasil — Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares Centros de Produção e uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem as necessidades dos mais diversos setores da economia.

Perfil — A Indra é uma das principais companhias globais de consultoria e tecnologia e o parceiro tecnológico para as operações-chave dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É uma provedora de líder mundial de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e a empresa líder em Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. Dispõe de uma oferta integral de soluções próprias e serviços avançados e de alto valor agregado em tecnologia, que combina uma cultura única de confiabilidade, flexibilidade e adaptação às necessidades de seus clientes. A Indra é líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas integrais em áreas como Defesa e Segurança; Transporte e Tráfego; Energia e Indústria; Telecomunicações e Mídia; Serviços Financeiros; Processos Eleitorais, e Administração Pública e Saúde. Por meio da sua unidade Minsait, a Indra responde aos desafios que supõe a transformação digital. No exercício de 2016, teve receitas de 2.709 milhões de euros, 34.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140. Após a aquisição da Tecnocom, a Indra somou receitas conjuntas de mais de 3.200 milhões de euros em 2016 e uma equipe de cerca de 40.000 profissionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: