Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/12/2017 - 08:37

Porto do Açu terá Zona de Processamento de Exportação


O governador Luiz Fernando Pezão participou no dia 27 de dezembro(quarta-feira), com o presidente Michel Temer, da cerimônia de assinatura do decreto que cria uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Porto do Açu, no Norte Fluminense. A área destinada à ZPE é formada por terrenos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e tem, no total, 2 quilômetros quadrados.

A escolha da área se deve à proximidade com o Porto — a dez quilômetros do Terminal Multicargas (T-MULT) — e à infraestrutura do local (como energia e saneamento) necessária à implantação da ZPE. O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançará edital para selecionar uma empresa para implantar e administrar a ZPE.

O governador agradeceu aos empreendedores do Açu e à parceria da Presidência da República e da Alerj na busca de soluções para o Estado.

— Agradeço aos empreendedores que vieram para essa região e possibilitaram que ela seja, hoje, um oásis para o Brasil. Quero fazer um agradecimento especial ao presidente Temer, que, com seu entendimento e diálogo, nos ajudou a encontrar a saída para a crise, um caminho para que o Estado do Rio chegue ao final de 2018 de cabeça erguida. Também agradeço muito à Alerj pela parceria. Sem parcerias não vamos a lugar nenhum — afirmou o governador.

O secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Christino Áureo, destacou o potencial de propagação dos efeitos da ZPE para outras regiões do estado.

— É um marco importantíssimo, porque uma Zona de Processamento de Exportação aqui no Açu tem capacidade de difundir desenvolvimento para toda a região e o Estado. A ZPE fica em São João da Barra, mas os seus efeitos se darão em todos os municípios do Norte Fluminense e em todo o Estado do Rio. É importante salientar que a equipe do governo do Estado, liderada pela Codin, fez em tempo recorde, em menos de um ano, os estudos que vão permitir a criação dessa ZPE — disse o secretário.

O presidente Michel Temer salientou a importância dos esforços conjuntos entre União, estados e municípios.

— O que vemos aqui é uma conjunção de esforços da União e o Estado do Rio pelo desenvolvimento. A União será forte se os estados e municípios forem fortes— afirmou.

As ZPEs são áreas de livre comércio, destinadas à instalação de empresas, com 80% de sua produção voltada para a exportação. A ZPE do Açu será a primeira da região Norte Fluminense e deverá entrar em operação em 24 meses.

A ZPE contará com infraestrutura viária terrestre para o transporte de diferentes tipos e tamanhos de cargas. Atualmente com 500 metros de cais e aproximadamente 200 mil metros quadrados de área alfandegada, o terminal está em operação desde 2016 e pode movimentar graneis sólidos, cargas de projetos, veículos e contêineres, entre outros.

Outro diferencial é a implantação do Açu Gas Hub, com investimento previsto de R$ 7 bilhões e que contará com duas termelétricas com geração de 3 gigawatts e terminal de regaseificação com capacidade para 42 milhões metros cúbicos por dia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: