Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2017 - 07:58

Porto do Rio Grande: 102 anos com aumento de movimentação


O Porto Novo do Porto do Rio Grande completa neste dia 15 de novembro, 102 anos de atividade. Construído pela Companhia Francesa dos Portos do Rio Grande do Sul, o Porto Novo é o cais comercial de uso público. A data de sua inauguração passou a ser utilizada como marco inicial de uma organização portuária ininterrupta na Cidade do Rio Grande. Neste aniversário, o complexo acumula até outubro mais de 34,4 milhões de toneladas, um aumento de mais de 4,4% quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Considerando apenas outubro o aumento foi de 35% e o mês, em 2017, fechou com 3,4 milhões de toneladas. “A data comemorada é extremamente importante ao Estado do Rio Grande do Sul. São mais de 100 anos auxiliando o desenvolvimento e a geração de emprego e renda dos gaúchos”, afirma o diretor superintendente Janir Branco.

A Carga Geral e o Granel Sólido tiveram aumento no acumulado do ano, alcançando 9,2 milhões e 21 milhões de toneladas, respectivamente. Os crescimentos são de 3,7% e 4,9%. A soja em grão teve até outubro aumento de mais de 21%. O complexo (óleo, farelo e grão) já atinge 13 milhões de toneladas, o que representa 37,7% de toda a movimentação do Porto do Rio Grande.

“Estamos vendo o crescimento do complexo mesmo com os desafios que enfrentamos ao longo do ano. Isso mostra que é possível superar os problemas e avançar”, afirma Janir Branco. Por fim, Branco salientou a importância do apoio do Governo gaúcho as pautas portuárias: “o secretário dos Transportes Pedro Westphalen e sua equipe tem trabalhado muito pela ampliação de cargas e melhorias na infraestrutura logística do Estado dando melhores condições das cargas chegarem ao Porto. Além dele, o Governador Sartori e o secretário chefe da Casa Civil Fábio Branco estão incansavelmente na busca das melhorias e garantias de recursos para modernização e ampliação do complexo e do Distrito Industrial para assim, dar mais competitividade ao Estado”, finaliza ele.

Destinos e origens — O Porto do Rio Grande movimenta com mais de 90 países ao redor do globo terrestre. Até o momento, a China aparece como o principal destino com mais de 11 milhões de toneladas exportadas ao país asiático. Eslovênia, Coréia do Sul, Irã e Estados Unidos aparecem de 2ª a 5ª posição dos principais destinos. Já nas origens, os países que mais enviaram cargas ao Porto do Grande, foram, pela ordem: Argentina, Estados Unidos, Marrocos, Argélia e Rússia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: