Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2008 - 10:49

Fórum diminui pela metade tempo de atraso em processos

Sistema de mediação corporativa implantado em Fórum paulistano melhora ambiente de trabalho e reduz em 46% estoque de processos.

Diminuir de seis meses para três meses o tempo de trâmite de processos relacionados a inventários foi uma das conquistas palpáveis obtidas após a implantação, em 2007, de trabalho no Cartório da 3ª Vara de Família e Sucessões do Fórum de Santo Amaro, em São Paulo. O resultado foi conseqüência da implantação do sistema de mediação corporativa, realizada ao longo de 2007 pelo Grupo de Mediação e Gestão de Conflitos. Implantada essa metodologia, houve sensível melhora no ambiente do trabalho do Cartório, o que permitiu reduzir o número de processos em “estoque” de cerca de 12 mil em dezembro de 2006, aos quais se somaram outros 6 mil que entraram em 2007 (média de 500 processos novos por mês), para 9.500 processos em janeiro de 2008. Uma diminuição de 46,3%.

O grupo é integrado por cinco profissionais especializados na mediação profissional e o sistema implantado no Fórum visava a melhorar o péssimo ambiente de trabalho registrado entre os funcionários do Cartório da 3ª Vara de Família do Fórum. Os cartórios dos fóruns são responsáveis por cerca de 80% da morosidade da Justiça, de acordo com pesquisa realizada pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais (Cebepej) em cartórios de fóruns da capital e interior paulista.

“Tivemos participação de quase 80% dos cerca de 25 funcionários do Cartório, da Juíza e à diretora e dos níveis hierárquicos mais baixos da repartição”, explica o consultor Mathias Wolff, integrante do Grupo de Mediação. A primeira etapa do trabalho foi concluída em novembro último e agora em abril deve começar a segunda fase do processo. “Em resposta ao questionário que passamos após a conclusão do trabalho, 90% dos depoimentos falam de mudanças positivas, das quais 60% são percebidas como pessoais e 40% como de mudança no ambiente profissional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: