Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2017 - 07:03

Taxi.Rio entra no ar em 1º de novembro de 2017

O aplicativo Taxi.Rio entra em funcionamento oficialmente no dia 1º de novembro(quarta-feira), para a população e os dez mil taxistas cadastrados na plataforma digital até o momento. Nesta primeira versão, o app será disponibilizado apenas para dispositivos com sistema Android.

Lançado pelo Prefeito Marcelo Crivella em 29 de maio de 2017 e desenvolvido integralmente pela Empresa Municipal de Informática — IplanRio, O Taxi.Rio é uma plataforma pioneira no país que permite a reformulação da gestão do serviço de táxi na cidade do Rio de Janeiro, além de ser uma ferramenta de comunicação instantânea, promovendo integração entre taxistas, cidadãos e Prefeitura.

Com o TAXI.RIO, os passageiros poderão visualizar os táxis mais próximos no momento da solicitação da corrida, escolher o serviço por faixa de desconto, conferir o valor à pagar, incluindo preço apurado, descontos, bandeirada, além da possibilidade de avaliar o taxista ao final da viagem, e consultar o histórico de corridas no site www.taxi.rio na área do passageiro.

O pagamento das corridas será feito diretamente para o taxista, em dinheiro ou no cartão de crédito/débito, utilizando o terminal de pagamento disponibilizado pelo motorista. Na primeira versão, não haverá o recurso do pagamento através do aplicativo.

Na segunda versão, o pagamento pelo cartão de crédito embarcado no aplicativo já estará disponível. Para isso, a Prefeitura também está construindo um modelo de negócio inédito para o mercado público, através de um sistema que permitirá que o pagamento da corrida pelo cartão chegue ao taxista sem necessidade de passar pelos cofres públicos.

A disponibilização de um espaço público para oferta de cursos de inclusão digital, com objetivo de qualificar taxistas que têm dificuldade com a tecnologia também está em fase final de preparação. A previsão é que os cursos comecem a ser ministrados aos motoristas em até 45 dias, gratuitamente. As aulas acontecerão no Centro Administrativo São Sebastião (CASS), sede da Prefeitura.

Em destaque como principais benefícios para os taxistas estão a ausência da cobrança da taxa de licenciamento do aplicativo, e a autonomia na escolha do percentual de desconto que será oferecido aos usuários. Para os passageiros, o TAXI.RIO promoverá a segurança esperada em relação ao taxista e o uso de aplicativos, pois trata-se da prestação de um serviço regulamentado pela Prefeitura.

São previstas ainda ofertas de bolsas de estudos, por meio de parcerias com instituições de ensino, como curso de idiomas, por exemplo, no pacote de benefícios que visam à capacitação dos taxistas.

Os profissionais mais bem avaliados pelo Taxi.Rio também poderão ser contemplados com acesso privilegiado a grandes eventos e áreas de acesso restrito, com a possibilidade de serem escalados pela Prefeitura para fazerem a cobertura de grandes eventos, como é o caso do Réveillon. Essa será a contrapartida para que o atendimento ao usuário seja melhor. O aplicativo também vai afastar os táxis piratas que, naturalmente, não conseguem se cadastrar.

O cadastramento dos taxistas no Taxi.Rio continua sendo realizado pelo portal www.taxi.rio e a adesão ao programa é opcional. O taxista que adotar a utilização do aplicativo deve aceitar os termos de uso, concordando com o compromisso de utilizar o serviço para fins estritamente legais.

Para participar do Taxi.Rio, há ainda condições indispensáveis, como possuir um smartphone com sistema Android e pacote de dados ativo para acessar à Internet.

Serão utilizadas duas versões nas lojas virtuais: uma para o taxista, outra para o passageiro, e serão diferenciadas pelas cores do ícone. Para taxistas, a imagem é azul com fundo amarelo, e para passageiros, logomarca amarela com fundo azul.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira