Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/08/2017 - 07:00

Comerc Energia persegue meta de consciência energética 360º

Compromisso passa por árvores solares e certificados que medem quanto seus clientes mitigaram seus impactos ambientais, pelo financiamento de eficiência energética e pela implantação de projetos de energia solar.

São Paulo — Promover uma maior consciência energética dentro de casa, junto aos clientes e à sociedade. “Esta é uma das metas do grupo Comerc Energia, que se traduz, por exemplo, no “plantio” de cinco “árvores” de placas solares no Rock in Rio 2017, nas quais as pessoas poderão carregar seus telefones celulares com energia 100% limpa”, afirma Marcel Haratz, diretor da Comerc Solar, unidade especializada da Comerc Energia. Juntas, as cinco árvores terão capacidade de gerar energia suficiente para a sua própria iluminação e para carregar 10 telefones celulares simultaneamente.

Em outra frente, a consciência energética do grupo expressa-se pela mensuração anual do consumo de fontes renováveis de seus clientes por meio do Certificado Comerc-Sinerconsult de Energia Renovável. “Os Certificados atestam o benefício para o meio ambiente proporcionado por quem consome energia de fontes renováveis, como eólica, solar fotovoltaica, biomassa, ou, ainda, de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs)”, explica o presidente da Comerc, Cristopher Vlavianos. “Assim, os clientes podem mensurar o quanto a sua decisão de consumir energia de fontes renováveis evitou a emissão de gases de efeito estufa a cada ano”, acrescenta.

Equivalência em reflorestamento — Só no ano passado, a base de clientes da Comerc Energia que consumiu energia limpa evitou a emissão de 378 mil toneladas de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Segundo os cálculos da consultoria Sinerconsult, o esforço equivale ao reflorestamento de uma área com mais de 3,3 milhões de árvores, ou mais de 2.500 campos de futebol, por mais de 30 anos. A metodologia adotada nos cálculos dos certificados está baseada no protocolo GHG, ou Greenhouse Gas Protocol, que quantifica a emissão de gás de efeito estufa que é evitada toda a vez que uma empresa deixa de consumir uma fonte de energia não renovável e adota uma fonte renovável. “É uma metodologia reconhecida internacionalmente por governos e empresas, compatível com a norma ISO 14.064 e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)”, informa Vlavianos.

Eficiência energética em casa — O grupo Comerc ainda promove, por meio da Comerc ESCO, o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e iniciativas de geração distribuída de energia solar fotovoltaica, por meio da Comerc Solar. E não é só. “Adotamos a consciência energética dentro de casa”, garante Vlavianos. Ele cita como exemplo a nova sede da empresa, de 2.300 metros quadrados, em São Paulo. Em todo o seu espaço, a empresa adota lâmpadas 100% LED, tecnologia que permite uma redução no consumo de energia de mais de 50%.

A Comerc Energia é a maior gestora de energia do país, com mais de 1.300 unidades de consumo em carteira, pertencentes a mais de 700 empresas. Fundada em 2001, é responsável pela gestão de 17% dos consumidores livres e especiais do mercado brasileiro e também administra aproximadamente 5.000 MW de potência de mais de 90 geradores, produtores independentes e autoprodutores. Com sete escritórios, a empresa atua em todas as regiões do país.

Além da gestão, a Comerc tem mais quatro unidades de negócios, que podem trabalhar de forma independente ou integrada, de acordo com a necessidade de cada cliente. A Comerc Trading é a maior comercializadora independente do país, com cerca de 815 MW médios/mês movimentados em 2016, o equivalente a 15 milhões de MWh, considerando operações de compra e venda. A Comerc Gás faz gestão do consumo de gás natural, oferecendo auxílio na contratação deste insumo, com possibilidades de redução de custo para empresas. Paralelamente, a Comerc Solar estrutura projetos de geração solar distribuída e a Comerc ESCO desenvolve e implanta soluções de eficiência energética, com foco na redução do consumo de energia elétrica.

A companhia faz parte da aliança internacional The Energy Experts Alliance, que oferece soluções globais em gerenciamento e estruturação de estratégias de contratação de energia elétrica para consumidores multinacionais. Em 2015 e 2016, a Comerc Energia foi eleita a melhor empresa do setor de energia pelo ranking Melhores & Maiores da revista Exame.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: