Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2017 - 08:44

Venda de carros elétricos pode impulsionar a demanda mundial de energia

Este foi um dos temas abordados durante o debate do Fórum Abinee TEC, promovido na terça-feira, dia 25, durante a FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação.

São Paulo— A frota de veículos elétricos, que atualmente é de pouco mais de 1 milhão no mundo, pode atingir 40 milhões até 2040. Com isso, a demanda energética mundial tenderá a aumentar. Este foi um dos temas abordados pelo engenheiro Mario Santos, Presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil, durante o debate de abertura da Conferência de GTDC – Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia do Fórum Abinee TEC, promovido no dia 25 (terça-feira), durante a FIEE – 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação.

“Este é um dos fatores que vai impactar a demanda de energia mundial nos próximos anos: o aumento da venda de carros elétricos”, disse Santos. Segundo ele, países na Europa, por exemplo, que vêm numa constância e estabilidade energética, poderão ter uma ascensão e um crescimento devido ao aumento expressivo da frota. Os dados apresentados pelo executivo são do relatório da Bloomberg New Energy Finance, que também apresenta que, até 2025, o preço dos veículos elétricos não vai sobrepor o dos movidos a combustíveis fósseis. A crescente popularidade dos veículos plug-in foi impulsionada pela queda dos preços das baterias de íon de lítio e, de acordo com o presidente da Enel Brasil, é uma notícia otimista para as provedoras de eletricidade, após a queda dos preços em meio à oferta abundante de energia renovável.

Os veículos elétricos serão responsáveis pela maioria das vendas de automóveis novos em todo o mundo até 2040 e vão representar 33% de todos os carros leves de passeio. No entanto, o desafio será para as distribuidoras de energia e órgãos reguladores, que terão que adicionar geração, parques eólicos e solares à matriz energética, sem interromper a oferta.

Confirmando as estimativas do mercado, a CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e a Rede Graal inauguram na próxima quinta-feira, dia 27, um eletroposto para abastecimento de veículos elétricos, no Posto Graal 56, no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes. O projeto é o primeiro corredor intermunicipal para veículos elétricos no Brasil, interligando as cidades de Campinas, Jundiaí e São Paulo. O novo eletroposto viabilizará viagens no sentido interior – capital. Desde o final de 2015, os usuários da mobilidade elétrica já podiam realizar o trajeto capital – interior com o eletroposto instalado pelas duas empresas no Posto Graal 67, no km 67 da Rodovia Anhanguera.

O painel de abertura da Conferência também abordou “O futuro da matriz de energia elétrica no Brasil” e contou com a participação do gerente executivo da ONS, Roberto Nogueira Fontoura; do superintendente da EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Jeferson Borghetti Soares; do Secretário-Adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Moacir Carlos Bertol; e do Senior Vice President Energy Management da Siemens, Guilherme Vieira de Mendonça.

Além de abordar GTDC, mais três conferências simultâneas estão sendo realizadas durante a FIEE: Tecnologia e Sustentabilidade, Automação e Manufatura Inteligente, Inovação e Negócios Tecnológicos. São mais de 90 horas de conteúdo gratuito oferecido por mais de 100 palestrantes.| www.fiee.com.br/Eventos-de-Conteudo/Conferencia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira