Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2017 - 04:09

Com foco na segurança da população e no fornecimento adequado de energia, CPFL limpa Linhas de Transmissão

Campinas (SP) — Uso da área para estacionamento, muros e construções irregulares, árvores de espécies que possuem tamanho incompatível com o local, acúmulo de lixo... esses são apenas alguns dos problemas enfrentados pelas distribuidoras da CPFL Energia, nas Faixas de Servidão existentes ao longo das Linhas de Transmissão — principalmente nas regiões urbanas das diversas cidades onde o Grupo atua. Para acesso às estruturas das redes elétricas de alta tensão, que ocupam esses locais, as equipes têm que fazer verdadeiros “malabarismos”. Além das dificuldades de ingresso, em caso de obras ou de serviços emergenciais, existe ainda o perigo de choques elétricos, que podem atingir as pessoas que estão utilizando indevidamente esses terrenos.

Os eletricistas das distribuidoras do Grupo CPFL deparam-se com situações em que a ocupação das Faixas de Servidão excede os limites, prejudicando o acesso aos equipamentos em casos emergenciais e representando risco para vida das pessoas. Em algumas cidades – além de invasões, como construção de moradias – torna-se comum o plantio de árvores, hortas comunitárias cercadas, além de atividades comerciais, como oficinas e estacionamentos.

Em Ribeirão Preto, onde o plantio de árvores de grande porte colocava em risco a operação e segurança das linhas e das pessoas, a distribuidora responsável realizou a supressão. Para que essa ação fosse bem-sucedida, foi necessária a anuência dos órgãos de meio ambiente e em contrapartida, a empresa realizou doação de mais de 13 mil mudas, que serão replantadas no município.

Programa Preserva — Por meio do Programa Preserva, a CPFL Energia mantém a conservação de quase 500 hectares de matas, em regiões distintas de São Paulo. Esses espaços são mantidos como áreas de compensação, relativas ao corte de vegetação para implantação de novas Linhas de Transmissão e de Distribuição Rural, e para roçadas e supressões nas linhas existentes. A Compensação Florestal é exigida pela CETESB nos processos de licenciamento. Por meio do Programa Preserva, o Grupo também mantém o Manejo e Erradicação de Exóticas, uma iniciativa pioneira, em parceria com a CETESB e a Estação Ecológica de Santa Maria, em São Simão (SP).

As faixas existentes ao longo das novas Linhas de Transmissão caracterizam-se como locais com restrições ou limitações no tocante à implementação de uso e ocupação, que configurem violação dos padrões de segurança estabelecidos nas normas técnicas e procedimentos. O uso compartilhado destes locais depende de análises técnicas e de segurança, sendo vedado qualquer tipo de uso que exponha as pessoas a condições de risco ou que venham a representar obstáculos ou limitações à plena operação das instalações elétricas ali contidas, no caso de manutenções preventivas, emergenciais ou corretivas.

Em algumas condições, como no caso das faixas instaladas em áreas rurais, a convivência com a linha de transmissão é assegurada, embora o proprietário ou usuário da terra deva observar restrições quanto a determinadas atividades, como plantio de vegetação de porte arbóreo, implantação de edificações e, no caso de cultura de cana, de realização de queimadas. A supressão da vegetação nas faixas de segurança cumpre a Norma Técnica NBR 5422 - Projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica. A norma, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), define os parâmetros mínimos para a fixação dessa faixa de segurança.

Você sabia que: a causa "árvore" representa mais de 12% dos problemas encontrados nas redes elétricas; O impacto provocado pela falta de energia é um grande transtorno e pode ser mais grave caso aconteça em regiões com hospitais, cadeias ou áreas industriais;

A ação preventiva nessas situações é crucial;

Plantar árvores, cercar, edificar ou promover qualquer tipo de atividade comercial sob as linhas de transmissão é perigoso e proibido por Lei.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: