Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2017 - 08:03

Prefeito do Rio participa da reinauguração de guindastes históricos no Pier Mauá


Ícone histórico do porto datado de 1968 agrega valor e beleza à paisagem noturna do local.

Dois guindastes de 1968 recém-restaurados irão literalmente "brilhar" com o novo projeto de iluminação assinado pela designer Mônica Luz Lobo. Tombados pelo Município por sua integração aos armazéns do Porto, os equipamentos receberam tratamento especial da Concessionária Pier Mauá e serão iluminados durante a feira Veste Rio.

O prefeito Marcelo Crivella, o presidente da Riotur, Marcelo Alves e o presidente do Pier Mauá, Luiz Antonio Cerqueira participaram da reinauguração dos equipamentos que ajudaram a construir a história econômica e sociocultural da cidade com a atividade portuária no dia 27 de abril (quinta-feira). De acordo com Denise Lima, diretora-geral do Pier Mauá, o projeto de restauração e iluminação destes guindastes valoriza a região do Porto e resgata sua importância para a cidade do Rio ser o que é hoje.

O guindaste não opera há pelo menos 20 anos. Chegaram na década de 50, na época foram trocados por sacas de café. Estão desativados por terem se tornado obsoletos frente às novas tecnologias e estão espalhados por toda a costa brasileira, de Manaus até Rio Grande.

Com o investimento de R$ 200 mil, o projeto de restauração levou 11 meses para ser concluído. A utilização de lâmpadas LED de alta eficiência permitiu manter o consumo de energia total por guindaste em torno de 720 watz, mínimo para uma estrutura deste porte, enquanto o normal seria em média 4 mil watz.

A designer Mônica Lobo explica que a ideia e o conceito da iluminação foi a de revelar a estrutura e sua imponência de escala com iluminação branco quente, conferindo ainda alma e vida por meio da iluminação com troca de cor na cabine e haste de carga. Com este recurso, a estrutura se comunicará com a cidade, homenageando datas específicas e proporcionando um espetáculo visual para visitantes da área.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira