Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/02/2017 - 06:49

Mix de soluções aumenta eficiência energética de sistema de refrigeração de frigorífico

Fundado em 1949, o Mataboi Alimentos é um dos frigoríficos mais tradicionais no abate de bovinos e comércio de carnes de todo o Brasil. O frigorífico abate mais de 1000 cabeças/dia e prioriza equipamentos modernos para os setores de abate, desossa, resfriamento, congelamento e estocagem. A equipe de engenharia do Mataboi recorreu à Danfoss para restaurar as instalações, substituir os ambientes climatizados com amônia por sistema com glicol e aplicação de válvulas de controle no frigorífico localizado em Araguari, Minas Gerais.

O frigorífico precisava refrigerar as câmaras de carcaça, os túneis de congelamento e as câmaras de estocagem, além de outros ambientes menores. “Nas câmaras de carcaça propusemos a instalação de válvulas reguladoras na sucção tipo ICS com pilotos CVQ, EVM e CVP. A proposta era controlar a temperatura do ar por meio da abertura proporcional da válvula ICS e do PLC do cliente, com o controlador EKC 366, ao invés de manter a pressão constante de evaporação do refrigerante amônia, como comumente é feito”, comenta o engenheiro José Luiz Faria, da Frio Plus Refrigeração, representante da Danfoss.

Desde que haja uma área de troca de calor adequada de evaporadores, mantendo-se constante a temperatura do ar da câmara e deixando a evaporação de amônia flutuar, se obtém um diferencial menor entre a temperatura do ar e da amônia evaporando, o que provoca maior umidade relativa do ambiente e menos desidratação da carne. Em outras palavras, há menor quebra de peso das carcaças e melhor qualidade da carne. Para o túnel de congelamento e estocagem de produtos congelados, foram adotadas as válvulas solenoides acionadas por gás quente ICLX, de abertura em dois estágios, que eliminam os golpes de pressão (aríete) nas linhas, trazendo maior segurança operacional, além de aumentar em até 20% a eficiência energética deste sistema de refrigeração, se comparadas às válvulas servo-operadas comuns, já que as perdas de carga são muito baixas.

Além disso, o Mataboi adotou as válvulas de balanceamento de controle de vazão de glicol para os ambientes climatizados. Estas válvulas garantem que as vazões em cada forçador de ar sejam mantidas fixas, independentemente das distâncias existentes de cada trocador de calor em relação às bombas de glicol, eliminando a necessidade de balanceamento do sistema e permitindo que todos os equipamentos alcancem seu desempenho máximo, além de reduzir o consumo das bombas, que poderão operar com rotações menores.

“O maior destaque é para a confiabilidade nas automações das instalações de amônia e também com as válvulas de controle da linha AB-QM nas instalações de água gelada”, acrescenta o engenheiro Dirceo Zanella, gerente corporativo de manutenção do Mataboi. Zanella acrescenta que os produtos da Danfoss foram escolhidos pela equipe de engenharia devido à confiabilidade de funcionamento, ao suporte técnico e à garantia de peças de reposição.

Faria destaca que um diferencial importantíssimo da Danfoss é a ida do engenheiro de campo Marcelo Cola para fazer a supervisão e a orientação dos montadores durante a fase da instalação e no start-up. “Ao mesmo tempo em que garante mais confiabilidade para a Danfoss, já que nossos produtos serão instalados corretamente, traz segurança ao cliente e conhecimento por meio do treinamento dado aos seus operadores”, finaliza o representante da Danfoss.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: