Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2008 - 11:45

Relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre direitos humanos

O Governo brasileiro tomou conhecimento da apresentação da edição de 2008 do relatório anual do Departamento de Estado dos EUA sobre direitos humanos.

Sem prejuízo de reconhecer a legitimidade da preocupação universal com os direitos humanos, o Brasil não comenta o conteúdo de relatórios elaborados unilateralmente por países, com base em legislações e critérios domésticos, pelos quais tais países se atribuem posição de avaliadores da situação dos direitos humanos em todo o mundo, exceto em seus próprios territórios e outras áreas sujeitas de fato à sua jurisdição. Tal postura contraria os princípios da universalidade e da não-seletividade dos direitos humanos.

Na defesa de critérios equânimes para a avaliação de países nos foros multilaterais, o Brasil será um dos primeiros a apresentar um relatório nacional sobre direitos humanos no contexto do Mecanismo de Revisão Periódica Universal do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, instrumento que considera legítimo para a avaliação universal na matéria.

O Brasil está aberto ao diálogo construtivo e cooperativo com todos os mecanismos internacionais e regionais de direitos humanos, que atuam de forma independente e imparcial e segundo normas e padrões multilateralmente definidos. O Brasil estendeu convite permanente a todos os Relatores Especiais de direitos humanos das Nações Unidas e participa ativamente do processo de construção institucional do Conselho de Direitos Humanos. Nesse contexto, lançou a iniciativa das “metas em direitos humanos” com vistas a que os países acelerem o processo de cumprimento universal dos compromissos previstos nos instrumentos jurídicos internacionais pertinentes, no âmbito das comemorações do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro próximo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira