Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2016 - 08:28

Eólica deve ser responsável por 20% da eletricidade mundial até 2030, aponta GWEC

O GWEC (Global Wind Energy Council) divulga hoje seu relatório bienal sobre o futuro da energia eólica no mundo: o “Global Wind Energy Outlook 2016”. O documento traça cenários em que a fonte eólica poderia fornecer 20% da eletricidade mundial até 2030. O relatório analisa quatro diferentes cenários explorando o futuro da indústria até 2020, 2030 e 2050.

"Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam olhar com seriedade para os compromissos que assumiram em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa uma matriz livre de combustíveis fósseis antes de 2050 e a energia eólica vai desempenhar um papel importante para que possamos chegar lá", disse Steve Sawyer, secretário-geral GWEC.

Até 2030, a energia eólica poderia chegar a 2.110 GW, sendo responsável por até 20% da energia mundial, criando 2,4 milhões de novos empregos e reduzindo emissões de CO2 em mais de 3,3 bilhões de toneladas por ano, além de atrair investimentos anuais da ordem de 200 bilhões de euros.

Considerando a relevante queda de preço nos anos recentes para energia eólica, solar e outras renováveis, uma matriz sem energias fósseis é não apenas tecnicamente possível, mas também é economicamente competitiva. Novos mercados estão se desenvolvendo rápido na África, Ásia e América Latina, fornecendo energia limpa para um desenvolvimento sustentável.

“A energia eólica é a opção mais competitiva para adicionar nova capacidade à matriz elétrica em muitos mercados em crescimento”, analisa Sawyer, “mas se desejamos cumprir os acordos de Paris isso vai significar acabar com plantas de energia de combustíveis fósseis e substitui-las por eólica, solar, hídrica, geotérmica e biomassa. Esta será a parte difícil e os governos deverão agir com muita seriedade para cumprir o que foi prometido”.

“Acabar com combustíveis fósseis inclui também trabalhar com o setor de transporte como o maior emissor de CO2. O mercado para mobilidade elétrica, tanto para veículos elétricos quanto para os de transporte público, vai continuar a crescer significativamente e, com isso, vai crescer também a demanda por energia no setor de transporte. A fonte eólica está na pole position para fornecer essa demanda crescente, colocando a eólica como uma das indústrias chave do setor de energia”, explica o Dr.Sven Teske, analista-chefe do relatório e Diretor de Pesquisa do Institute for Sustainable Futures da University of Technology Sydney.

O relatório do GWEC examina o cenário central da International Energy Agency’s (do seu World Energy Outlook e New Policies Scenario), e compara com com IEA’s 450 Scenario, GWEC Moderate Scenario e o GWEC Advanced Scenario. Os resultados mostram como a indústria eólica deve se comportar em termos de fornecimento de energia mundial, redução de emissão de CO2, geração de empregos, redução de custos e atração de investimentos. Estes quatro cenários são, então, comparados com duas diferentes possibilidades de demanda mundial por eletricidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: