Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/10/2016 - 08:28

Yaskawa inicia produção de inversores fotovoltaicos no Brasil


A Yaskawa Elétrico do Brasil, multinacional japonesa fabricante de inversores de frequência e servo acionamentos, inicia fabricação de inversores fotovoltaicos (solares) em sua fábrica, em Diadema (SP). O objetivo, segundo a gerente de negócios internacionais para a América Latina da Yaskawa, Mercedes Pereyra Boue, é fazer do País um ponto focal para o mercado latino. “A empresa tem atualmente capacidade de produzir localmente 100 MW mensais e existe espaço para ampliação para até 500 MW, caso cresça a demanda”, afirma Mercedes.

O grande potencial deste mercado se explica pelo fato de que o Brasil até 2018 deverá integrar o ranking dos 20 maiores produtores de energia solar do mundo, segundo informações do Ministério de Minas e Energia. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), a geração solar poderá responder por cerca de 11% da oferta mundial de energia elétrica em 2050.

A entrada da Yaskawa no mercado fotovoltaico brasileiro é parte do processo global iniciado em 2014, com a aquisição da Solectria, um grande fornecedor deste equipamento no mercado americano. “O foco inicial recai em usinas centralizadas, onde existe maior valor agregado. Mas não descartamos a geração distribuída e, possivelmente, a partir do próximo ano, a empresa deverá ampliar a atuação no fornecimento para projetos de geração distribuída de maior porte, voltados para o segmento comercial, ” destaca Mercedes.

O objetivo da fabricante é ter produto no Brasil, com conteúdo local, que atenda às normas para participar dos leilões. A Yaskawa possui inversores para usinas com capacidade de 0,75 MW, 1 MW, e 2 MW e já começou o processo de credenciamento no BNDES.

Na avaliação da gerente de negócios, o cenário brasileiro está mais estável, com condições macroeconômicas previsíveis, como o câmbio, que favorece a uma possível avaliação da empresa de exportar equipamentos para a América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: