Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2016 - 08:10

Manserv alcança ganhos de 15% em eficiência energética

Com a limpeza automatizada de condensadores de água. A automatização conseguiu mitigar ainda outros problemas causados pela incrustação nos tubos, como o aumento da vida útil e do tempo entre as manutenções.

A Manserv Facilities desenvolveu uma solução para mitigar um dos principais fatores na perda de performance para os condensadores de água que utilizam o sistema Chiller. Com uso de um equipamento automático para realizar o processo, a empresa conseguiu aumentar em 15% a eficiência energética do sistema de água gelada, revertendo um dos principais fatores de risco ao equipamento, que é a perda de desempenho em decorrência do grande volume de incrustações que se acumulam na colmeia de tubos, prejudicando assim o tempo de vida do equipamento e a qualidade do seu funcionamento.

Essenciais para a climatização de ambientes e máquinas industriais, controle da temperatura e da umidade relativa, além da movimentação, filtragem e renovação do ar, os condensadores devem estar sempre em bom funcionamento para garantir o desempenho desses equipamentos. “Até então, o processo era feito através de limpezas manuais constantes, mas que mitigavam os problemas temporariamente. Com o uso do sistema conseguimos manter os trocadores de calor e condensadores limpos (tubos), sem a necessidade de parada do processo para manutenção ou limpeza”, explicou o Diretor Geral de Facilities da Manserv, Ricardo Moreira.

Segundo o executivo, após seis meses de implantação da ferramenta, foi possível evidenciar todos os ganhos com o uso do sistema automatizado. O principal deles diz respeito à economia durante um ano. Foi estimado uma redução de custos total de mais de R$ 150 mil para a operação, sem levar em conta as limpezas manuais e/ou químicas do condensador.

“Além da diminuição dos custos e ganho em eficiência, a mudança também nos mostrou que a automatização do processo pôde estender a vida útil do equipamento, pois o Chiller perde eficiência (kW/TR) e diminui a sua vida útil em relação ao fator de incrustação, ocasionando assim consumo de energia acima da nominal e custos operacionais de manutenções corretivas”, definiu Moreira.

De acordo com o levantamento feito pela empresa para elaborar o projeto, as mudanças permitiram uma melhoria na performance e vida útil dos equipamentos de até 25%. Outro aspecto aprimorado foi a coleta dos resíduos, que está sendo feito diretamente em recipientes específicos, eliminando a possibilidade de descarte na natureza.

A Manserv — Fundada em 1985, a Manserv é uma empresa transnacional líder em serviços de Manutenção Industrial, Facilities e Logística. Com aproximadamente 20 mil colaboradores, a Manserv registrou um crescimento expressivo nos últimos anos e, atualmente, atende a mais de 300 empresas nacionais e multinacionais, de grande e médio porte, dos mais diferentes setores da economia. Em 2012, a companhia ultrapassou as fronteiras do território brasileiro com um novo escritório em Buenos Aires.

Com uma estrutura sólida e abrangente, soluções inovadoras e customizadas, a Manserv atua no segmento de manutenção eletromecânica, lubrificação e paradas industriais, conservando instalações e equipamentos. É especializada também em serviços de manutenção predial, serviços volantes, frio alimentar, limpeza social e industrial, serviços de apoio, brigada, jardinagem e gerenciamento de facilities. E na área de logística, serviços de intralogística na planta do cliente, movimentação e armazenagem em CDs (Centro de Distribuições) e gestão de estoques.

Sediada em São Paulo, a companhia está presente em todo território nacional com escritórios instalados em São Caetano do Sul, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Camaçari, integrados por uma gestão moderna e colaborativa. | www.manserv.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: