Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/09/2016 - 07:31

Dia Mundial do Turismo é celebrado com atenção à acessibilidade universal


Solenidade realizada em Brasília promoveu a conscientização do turismo inclusivo.

Desde 1980, o dia 27 de setembro foi escolhido para comemorar o Dia Mundial do Turismo. Após a realização da Olimpíada e da Paralimpíada Rio 2016, em que o mundo está atento a questões da acessibilidade e inclusão, a celebração deste ano chama atenção ao tema “Turismo para Todos: promover a Acessibilidade Universal”.

Na manhã de terça-feira (27), o Ministério do Turismo realizou solenidade em Brasília para promover a conscientização da comunidade internacional para a importância do turismo e seu valor social, cultural, político e econômico. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) celebrou a data com os parceiros do setor e, na oportunidade, o diretor de Gestão Interna da entidade, Tufi Michreff Neto, chamou atenção para os resultados decorrentes da acessibilidade universal no turismo.

“Pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, seja elas permanente ou temporárias, crianças e idosos também têm direito de conhecer a diversidade do nosso planeta e as belezas do mundo em que vivemos. Chamando atenção ao tema da acessibilidade, atravessamos barreiras não só físicas, mas culturais e sociais que limitam a circulação livre de todos”, comentou. Representando a Embratur, prestigiaram o evento também os diretores Gilson Lira (Inteligência Competitiva e Promoção Turística) e Sérgio Flores (Marketing), e a chefe de gabinete, Kátia Bitencourt.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, reforçou o ideal e lembrou o desafio cumprido pelo País com a realização dos megaeventos: “A atuação no turismo objetiva o crescimento e desenvolvimento do Brasil. O tema para este ano não poderia ser mais acertado, já que a Rio 2016 deu amplitude e visibilidade às questões da acessibilidade. O Rio de Janeiro enfrentou o desafio de receber atletas de mais de 160 países e milhares de turistas com necessidades especiais para as competições e cumpriu o seu papel de proporcionar memórias inesquecíveis para todos”.

Participaram da solenidade a atleta paraolímpica do Tiro com Arco, Jane Karla, que compartilhou suas experiências de vida e no esporte, a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal, o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, e o secretário de Turismo do Distrito Federal e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Jaime Recena.

O MTur divulgou ação especial de sensibilização sobre a acessibilidade, que levou pessoas com necessidades especiais a destinos inclusivos brasileiros. Sabrina, deficiente auditiva, Maristela, que perdeu a visão há quatro anos, e João, que perdeu os movimentos da perna em função de doença degenerativa, vivenciaram a Paralimpíada Rio 2016 e visitarem a cidade maravilhosa, além de desfrutarem passeios por Bonito (MS), Porto de Galinhas (PE) e Socorro (SP). O vídeo completo pode ser visto neste link.

Programa Turismo Acessível — O Programa Turismo Acessível é um conjunto de ações para promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, de modo a permitir o alcance e a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia. O Programa é direcionado a gestores públicos e privados, profissionais do setor e pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. |www.turismoacessivel.gov.br. [www.embratur.gov.br], e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira