Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/03/2008 - 09:54

Porto Municipal de Itajaí debate a jornada dupla da mulher

Evento faz parte das comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A dificuldade em conciliar os diferentes papéis exercidos na sociedade têm sido algo constante na vida das mulheres. Mãe, profissional, esposa, dona-de-casa são apenas alguns exemplos das várias faces assumidas pelas mulheres no dia-a-dia. Para debater o assunto e contar um pouco mais sobre as próprias experiências, o Porto Municipal de Itajaí convidou a secretária geral do 1º Tribunal de Ética Disciplinar da OAB em Santa Catarina, doutora Elidia Tridapalli.

Para compor a mesa em conjunto com a advogada também foram convidadas também a superintendente do Porto Municipal de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano, a presidente da Comissão Municipal do Bem-Estar do Menor de Itajaí (COMBEMI), Nausicaa da Silva Morastoni e a secretária de Segurança Comunitária e Trânsito, Juçara Pamplona.

O debate acontece no dia 7 (sexta-feira), a partir das 17h, no auditório Martin Schmelling, no prédio administrativo da Superintendência do Porto Municipal de Itajaí. O evento está aberto a todas as mulheres da comunidade.

Dia Internacional da Mulher - O dia 8 de março de 1857 marcou a cidade de Nova Iorque com uma tragédia. Um grupo de mulheres organizou uma manifestação por melhores condições de trabalho e contra a jornada de 12 horas. A greve ficou na história não apenas por ter sido a primeira manifestação organizada exclusivamente por mulheres, mas também pelo trágico desfecho.

Após terem sido violentamente reprimidas, as mulheres se refugiaram dentro da fábrica. Os patrões e a polícia trancaram as portas e atearam fogo matando 130 tecelãs.

Entretanto, o 8 de março só seria considerado Dia Internacional da Mulher em 1910 em uma conferência na Dinamarca. A ONU oficializou a data apenas em 1975.

O debate é uma parceria entre o Porto Municipal de Itajaí e o Teconvi, empresa arrendatária das operações portuárias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: