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24/08/2016 - 09:16

O recorde olímpico chinês é da internet

Com direito à megaestrutura no Rio de Janeiro, Gigante chinesa da internet leva a competição para 53% da população do maior país asiático.

São Paulo — A Tencent, maior companhia de internet chinesa, em parceria exclusiva com o Comitê Olímpico Chinês (COC), foi responsável por transmitir a edição de 2016 dos Jogos Olímpicos para 750 milhões de espectadores na China – o equivalente a mais da metade da população do país.

A Tencent conta com mais de 850 milhões de usuários nas suas diversas plataformas e responde por 90% da Internet no país asiático. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, a companhia foi responsável para cobrir 70% da Internet no país.

Durante a Rio 2016, todas as plataformas da Tencent atingiram o volume de 8,1 bilhões visualizações de vídeo (VV) – dez programas originais da empresa foram responsáveis por 1,5 bilhão de visualizações. É importante destacar que 75% destes números foram obtidos a partir de dispositivos móveis.

Mercado aquecido —Hoje, o mercado esportivo chinês passa por um período de explosão, como consequência do rápido desenvolvimento da economia local e do apoio do governo. A China é um mercado com um quinto da população mundial. No entanto, a indústria do esporte representa apenas 0,6% do PIB chinês, que é muito abaixo da média dos países desenvolvidos, que é de 2%. Em 2015, o mercado esportivo chinês cresceu US$ 60 bilhões, fator que ajudou a estimular a economia no país. O potencial do setor é tão grande que segundo estimativas, o mercado esportivo chinês alcançará US$ 800 bilhões em 2025.

Respirando os Jogos Olímpicos - O sucesso dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e a proposta bem sucedida para sediar as Olimpíadas de Inverno de 2022, entusiasmou o público chinês para acompanhar a edição de 2016 dos jogos no Rio. Dados mostram que 72,6% da população assistiram aos Jogos Olímpicos de Londres e 84,7% acompanhará os Jogos do Rio.

Megaestrutura para transmitir a Rio 2016 - A Tencent montou um estúdio de 1000 m², próximo a Vila Olímpica e enviou 180 profissionais para realizar a cobertura dos jogos no Brasil - maior equipe de transmissão online da China. O estúdio no Rio é três vezes maior do que o estúdio montado em Londres, e é equipado com um dispositivo de transmissão de oito canais, incluindo Steadicam e Rocker arm.

Além disso, a empresa desenvolveu uma linha especial de transmissão em rede entre Rio de Janeiro e Pequim. No Home of China —Base do Comité Olímpico chinês no Rio — a Tencent desfrutou de recursos exclusivos de internet no estúdio. Foi criada uma conexão em tempo real com o estúdio de apoio em Pequim que tem 3.000 m². Durante os Jogos Olímpicos, o estúdio de apoio utilizará a tecnologia de realidade aumentada para criar uma experiência olímpica imersiva.

A empresa também integrou vários de seus produtos e plataformas como WeChat, QQ, QQ News e QQ Vídeo para interagirem com as transmissões dos jogos. De acordo com estatísticas da Xinsight, uma plataforma de análise screen-cross, mais de 100 milhões de usuários assistiram cerimônia de abertura na Internet durante as 4 horas do evento. Entre eles, mais de 85% assistiram a transmissão pela plataforma da Tencent. De acordo com os dados em tempo real da QuestMobile, provedora de serviços de dados, o Tencent Vídeo App registrou quase 100 milhões de visualizações no dia em que o atleta chinês Zhang Mengxue ganhou a primeira medalha de ouro do país.

Experiência inovadora e divertida —Na era da Internet móvel, a Tencent juntou esporte, entretenimento e outros elementos para proporcionar uma experiência das Olimpíadas em 360° a todos os telespectadores chineses. A empresa criou uma série de vídeo programas de esportes, incorporando elementos de entretenimento, como um talk show, um show de variedades jogo e um reality show. As produções da companhia contaram com campeões olímpicos e com todos os chineses medalhistas de ouro e suas famílias.

About Tencent—Founded in November 1998, Tencent has grown into one of China's largest and most used Internet service portals. Over the last decade, Tencent has maintained steady growth under its user-oriented operating strategies. On June 16, 2004, Tencent Holdings Limited (SEHK 700) went public on the main board of the Hong Kong Stock Exchange.

It is Tencent's mission to enhance the quality of human life through Internet services. Presently, Tencent is providing value-added Internet, mobile and telecom services and online advertising under the strategic goal of providing users with "one-stop online lifestyle services".

Tencent’s leading Internet platforms in China — QQ (QQ Instant Messenger), WeChat, QQ.com, QQ Games, Qzone, 3g.QQ.com, SoSo, PaiPai and Tenpay – have brought together China's largest Internet community to meet the various needs of Internet users, including communication, information, entertainment, e-commerce among others.

As of 2016 Q1, the monthly active QQ user accounts for QQ IM amounted to 877 million while its peak concurrent users reached 260 million; monthly active WeChat user account for 762 million. The development of Tencent has profoundly influenced the way hundreds of millions of Internet users communicate with one another, as well as their lifestyles. It also brings possibilities of a wider range of applications to China’s Internet industry.

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