Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2016 - 08:42

Rio de Janeiro recebe maquete em LEGO de 25 ícones da cidade


O Rio ganhou uma maquete em Lego da cidade. A doação, anunciada no dia 1 de agosto(seguna-feira), é uma contrapartida do governo da Dinamarca à capital fluminense pelo espaço cedido para a casa temática do país durante os Jogos Rio 2016. O acordo prevê ainda a entrega de bicicletas e brinquedos. Realizado no Rio Media Center (RMC), na Cidade Nova, o evento também marcou a divulgação das atrações que aquele a Dinamarca trará para o Rio de Janeiro durante o evento esportivo.

A maquete reproduz 25 ícones da cidade-sede, escolhidos em conjunto com a Prefeitura do Rio, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM). Durante os Jogos, a maquete ficará exposta para visitação do público no Boulevard Olímpico, no Porto Maravilha, e, posteriormente, será encaminhada ao Museu da Cidade, situado no Parque da Cidade, na Gávea.

Em encontro que reuniu o ministro da Cultura, Marcelo Calero, o secretário municipal de Cultura do Rio, Júnior Perim e o presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Joaquim Monteiro, além de representantes do governo da Dinamarca e de executivos da LEGO®, também foi apresentada a estrutura da Casa LEGO®, que será inaugurada nesta terça-feira (2). O espaço contará com quatro estações preparadas especialmente para receber as crianças. Além disso, a empresa preparou outra ação: os mascotes Vinicius e Tom, feitas em LEGO.

A Casa da Dinamarca é um pavilhão de 300 m², desenhado por arquitetos do escritório Henning Larsen e concebido como uma estrutura simples com quatro setores com molduras de metal cobertas por uma lona branca. Sua forma refere-se à arquitetura nórdica e à história marítima daquele país, ao mesmo tempo em que homenageia a paisagem montanhosa do Rio de Janeiro, inspirada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e seu estilo icônico. As quatro estruturas estão conectadas por uma cruz (parecida com a bandeira vermelha e branca dinamarquesa) e seus espaços abertos vão incluir uma série de atividades e eventos-surpresa, bem como uma área de exposição inovadora, com histórias sobre a Dinamarca, um espaço para exibir o desempenho da Dinamarca nas competições, uma área B2B e uma sala VIP/sala de imprensa.

— A Dinamarca é um pequeno país nórdico, ainda pouco conhecido fora da Europa, e por isso estamos muito satisfeitos de ter a oportunidade de compartilhar com os brasileiros, com os hóspedes estrangeiros que virão para os Jogos Olímpicos, e junto com os atletas que competem e com os meios de comunicação, o melhor do que a Dinamarca tem a oferecer em todos os setores, marcas e produtos — disse o chefe-executivo da VisitDemark, Jan B. Olsen.

Buscando promover mais conhecimento sobre a cultura e os hábitos dinamarqueses, assim como inovação, desenho, sustentabilidade, comunidade, gastronomia, lazer e estilo de vida, o pavilhão oferecerá diversas atividades diariamente. Entre as atrações nesses 21 dias de funcionamento, haverá uma tentativa de entrar no Guinness Book of World Records, com a construção da maior bicicleta do mundo em blocos LEGO® e a criação do maior coração do mundo feito de materiais recicláveis em associação com artistas locais, além de oficinas de música para crianças utilizando materiais descartados, Futsal, sessões de yoga, jogos de golfe, Evento Sereia e muito mais.

Diariamente, sessões ao pôr do sol com renomados DJs dinamarqueses e concertos com bandas dinamarquesas e brasileiras também vão ajudar a energizar vida noturna em Ipanema.

As crianças também terão muito espaço para diversão. Nos próximos dias 6 e 7, os pequenos participarão de workshops de montagem de bicicletas LEGO em miniatura, enquanto os adultos terão a oportunidade de construir a maior bicicleta ecológica do mundo feita com as peças da companhia dinamarquesa.

Uma das grandes paixões dos dinamarqueses e meio de transporte característico do país, a bicicleta também será o tema de uma exposição permanente de uma variedade de modelos. O público poderá pedalar e recarregar seus smartphones em smart-bikes.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, um dia dedicado à Sustentabilidade também será realizado na área B2B, no próximo dia 15. Será o momento em que empresas dinamarquesas e especialistas vão discutir e apresentar soluções de sustentabilidade e mobilidade urbana, com a presença de ministros do governo dinamarquês.

Os visitantes do pavilhão também poderão escrever suas próprias ideias sobre como se pode criar um mundo melhor em uma enorme parede interativa, o Muro de Todos.

A abertura oficial da Casa da Dinamarca será no dia 2 de agosto (terça-feira), às 11 horas, com a presença da Família Real dinamarquesa. O evento também vai marcar a inauguração da Casa LEGO®, que terá a participação do coral feminino dinamarquês acompanhado de Daniel Jobim, neto do Maestro Tom Jobim, que, junto com o poeta Vinicius de Moraes, criou a eterna canção ‘Garota de Ipanema'. O evento será encerrado com um desfile VIP de bicicletas. O pavilhão dinamarquês será aberto ao público, com entrada gratuita, entre os dias 3 e 21 deagosto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira