Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2016 - 08:06

Coppe inaugura o Supercomputador Lobo Carneiro

Sistema de engenharia inédito possibilita operação remota e eficiência energética.

A Coppe/UFRJ inaugura no dia 13 de julho (quarta-feira), o Supercomputador Lobo Carneiro, o mais potente instalado em uma universidade federal do país. Com capacidade de 226 teraflops, ele pode executar 226 trilhões de operações matemáticas por segundo. O evento terá início no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), Cidade Universitária. Em seguida, os visitantes serão apresentados ao novo supercomputador, instalado no Núcleo Avançado de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe. Na sequência, será realizada uma coletiva de imprensa no local.

A cerimônia contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; do Reitor da UFRJ, Roberto Leher; do CEO da Silicon Graphics International (SGI), Jorge Titinger; do diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, entre outros.

Eficiência energética e operação remota são algumas das vantagens do novo supercomputador da Coppe. O sistema, sem precedentes no país, possibilita um monitoramento mais eficiente dos dispositivos de segurança, da temperatura, da umidade, e a redução da atividade e do consumo de energia. Foi concebido para preservar ao máximo a vida útil do equipamento e a operação pode ser feita remotamente, de forma segura, com autocontrole e redundância.

O sistema foi montado pelos pesquisadores da Coppe, em parceria com técnicos da startup brasileira Versatus HPC e Silicon Graphics International — consórcio vencedor da licitação, que teve como um dos fatores determinantes a eficiência energética.

O supercomputador terá seu uso compartilhado por pesquisadores da Coppe, de outras unidades da UFRJ, centros de pesquisa e empresas públicas e privadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: